Pequeno produtor e o desafio de produzir mais alimentos

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A produtividade agrícola brasileira está baseada em diversos fatores, entre eles o clima, preparo do solo, correção, adubos, época de plantio, cultivar, máquinas ajustadas no campo e qualidade da semente. O Brasil é rico em seu ambiente e desponta como um mercado promissor na produção de alimentos.

 

O pequeno produtor brasileiro está diante de um cenário onde se vê envolvido neste desafio de produzir mais, tendo o cuidado com o manejo e gestão de custos para obter maior produtividade. Algumas áreas brasileiras chegam a produzir 4 colheitas anuais.

 

Dentro desta gestão no campo, tudo corre em uma planilha de custo. Idas na roça, alimentac?a?o de pessoas, ma?quinas e manutenc?a?o, sementes e insumos (defensivos custam muito caro – 13% do custo sa?o insumos, portanto, existe uma preocupação de usar somente o necessa?rio para na?o prejudicar a produc?a?o), combusti?veis, colheita, fretes, armazenamento, entre outros.  

 

O hora?rio de trabalho do pequeno empresário rural e? o mesmo de qualquer grande produtor. É de sol a sol, que a janela agri?cola se abre para a jornada da produção. Na e?poca de preparar a terra e plantar o agro não para. Sa?o madrugadas emendadas com as noites no campo para na?o perder a janela do clima.

 

Decidir sobre os momentos adequados das práticas agrícolas faz parte de uma gestão que também exige empenho e muito trabalho. O dia a dia no campo exige amor, muita dedicac?a?o e cuidado, se na?o estivermos atentos e bem assessorados por profissionais da a?rea, comenta a produtora Sonia Bonato. 

 

Bonato afirma que precisamos valorizar e respeitar cada vez mais o Agronegócio. ” Fazemos parte do setor que mais cresce hoje e queremos mostrar a importa?ncia de todos os brasileiros estarem em um país que e? o maior celeiro do mundo”. 

 

O Professor e doutor em Mecanização Agrícola da Unesp de Botucatu, Paulo Arbex, diz que boa plantabilidade significa ter máquinas bem ajustadas no campo. “Só o simples fato de o produtor manter suas máquinas (plantadeiras e colhedeiras) devidamente ajustadas, lubrificadas, calibradas, e, até mesmo, limpinhas pode significar um ganho de até 8 sacas por hectare, em média, durante toda a safra”, ensina o professor Arbex.

 

Dados de pesquisa elaborados pela equipe do professor na Unesp revelam a boa plantabilidade nas lavouras, levando-se em consideração a velocidade da plantadeira no momento da operação, manutenção e regulagens adequadas, além da escolha correta da semente diante da fertilidade do solo. “Acompanhamos muitos produtores, em um trabalho de extensão nas propriedades rurais, auxiliamos no manejo das máquinas e sabemos que com um bom trabalho há garantias de produtividades acima de 5 sacas/h de soja, de uma safra pra outra”. diz o professor Arbex.

 

Colaboraram neste texto: Angela Ruiz, So?nia Bonato e Paulo Arbex

 

AgroclimaPRO

 

O Agro não para! ?? O AgroclimaPRO, um produto da CLIMATEMPO é a melhor ferramenta de Agrometeorologia do mercado. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua fazenda e região!

 

Muito mais informação para você tomar as melhores decisões e garantir mais rentabilidade para a sua lavoura. ?? Interessados entrar em contato pelo whatsapp ? https://wa.me/5511942165132

 

ou acesse  https://www.climatempoconsultoria.com.br/agroclima-pro/