Colheita da uva avança no Rio Grande do Sul 

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A colheita da uva está intensa em todo o Rio Grande do Sul. A safra decorre em condições muito favoráveis à qualidade das uvas, produzindo frutos doces, com bagas grandes e boa sanidade.

 

De acordo com informações da Emater/RS-Ascar, na regional de Caxias do Sul, a colheita da uva Isabel é o destaque na semana. Os trabalhos de colheita continuam com as variedades de mesa, destacando-se as cultivadas sob cobertura plástica: Itália, Rubi, Benitaka, BRS Clara, BRS Linda e BRS Morena.

 

A colheita das variedades variedades de ciclo precoce, estão finalizadas, restando ainda a Bordô nos Campos de Cima da Serra.

 

Na regional de Passo Fundo, variedades tardias estão em fase final de maturação e colheita. Na de Soledade, no Centro-Serra e no Alto da Serra do Botucaraí, segue a colheita das variedades viníferas e iniciou a colheita das variedades de mesa Rainha Itália, Benitaka e Rubiem.

 

Em Encruzilhada do Sul, está finalizando a colheita das variedades Chardonnay e Pinot; as demais ainda estão em maturação. Em Quaraí, os produtores iniciaram antecipadamente a colheita das uvas tintas (Merlot, Syrah e Tannat), devido à aceleração do ciclo proporcionado por dias quentes e secos.

 

Na regional de Santa Maria, prossegue a colheita da uva, com destaque para Jaguari e os municípios da Quarta Colônia, com as uvas tipo comum (Casca Dura, Bordô, Francesa, Isabel, Niágara branca e Niágara rosa). A produção é melhor do que a das últimas safras. E em Santa Rosa, a colheita foi concluída com cachos grandes, mas com bagas menores.

 

De acordo com estimativa do IBGE, publicada em dezembro de 2020, a área com plantio de uva será de 46.797 hectares, com um rendimento de 18.896 kg/ha e uma produção de 875.065 toneladas.

 

“A safra de 2020 foi a safra das safras em termos de qualidade. E esta safra de 2021 vai ser a safra das safras em quantidade. Devemos colher cerca de 800 milhões de quilos de uva”, afirma Deunir Argenta, Presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).

 

“Apesar da pandemia e das duas estiagens seguidas no Estado, o setor vitivinícola está trazendo um alento para a agricultura gaúcha. Com duas safras seguidas com recordes em qualidade e em quantidade, há a esperança de um maior faturamento para o setor, trazendo desenvolvimento econômico para o nosso Estado”, destaca o secretário Covatti Filho.

 

E a estimativa de consumo de vinho também aumentou, de acordo com a Uvibra, passando de 2 para 2,8 litros/habitante por ano. “Nós conquistamos novos consumidores, que descobriram o vinho nacional, perceberam sua qualidade e vieram para ficar”, afirma o Presidente da Uvibra.

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.