O uso do sensoriamento remoto no levantamento das safras

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto:Istock

 

Começou no último dia 02 de março, a última etapa do trabalho de sensoriamento remoto das lavouras de soja, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Mato Grosso do Sul.

 

A tarefa acontece em campo com a verificação dos pontos selecionados por imagens de satélite das áreas cultivadas da leguminosa no estado. Com o uso desta tecnologia de estudo e monitoramento das culturas é possível determinar a área total de soja plantada com maior precisão, aprimorando a qualidade dos dados gerados nos levantamentos de safras realizados pela Companhia.

 

Nesta última fase de trabalho de campo serão  percorridos aproximadamente 2.000 km em 3 municípios sul-mato-grossenses produtores. A visita aos pontos visa  confirmar a presença da lavoura de soja, além de coletar informações como estádio de desenvolvimento, estimar produtividade, entre outras atividades.

 

Todo percurso é gravado por meio de aplicativo de navegação que adiciona recursos avançados de GPS online e offline. Até o momento, o estudo de campo já percorreu 6.300 km abrangendo 15 municípios do estado.

 

Fonte: Conab

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.