Produção de orgânicos salta 115%

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a produção organizada de alimentos orgânicos já esta presente em 22,5% dos 5.570 municípios brasileiros. São cerca de 1.250 municípios e o crescimento observado no número de unidades produtivas foi de 115%, nos últimos quatro anos: havia 6.700 unidades de produção em 2012 e, atualmente, a rede produtiva atinge 14.449 unidades, segundo informação divulgada pela coordenação de Agroecologia do Ministério, durante a Semana dos Alimentos Orgânicos 2016, realizada em Brasilia/DF, nesta primeira semana de maio.

 

O MAPA mantém um trabalho de apoio à organização da agricultura orgânica brasileira e para isso conta com as Comissões de Produção Orgânica (CPOrgs) nos Estados. Essas comissões – que contam com a parceria ou envolvimento de 578 entidades públicas e privadas ou regionais, em todo o país —  coordenam ações de fomento à agricultura orgânica, sugerem a adequação de normas de produção e controle de qualidade. Também ajudam na fiscalização e propõem políticas públicas para o desenvolvimento do setor. 

Uma curiosidade: o Ministério possui uma horta orgânica urbana, localizada no prédio anexo ao seu edifício-sede, na qual são cultivadas mais de 100 espécies de verduras, legumes, plantas medicinais e aromáticas, em espaço de 360 metros quadrados. Entre as espécies plantadas existe taioba, babosa, alfazema e pimenta-de-macaco – e até mesmo conhecidas “ervas daninhas”, como caruru e cravo-de-defunto. Essas plantas invasoras estão lá, pois podem ser usadas na alimentação humana ou como cobertura do solo e adubo orgânico.

(Nota sintetizada a partir de matéria do newsletter Diário Verde, diarioverde.com.br)