Vamos começar a nova safra brasileira?

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Quais as expectativas para o plantio da Safra 2016/2017?

Nesse momento, visito produtores rurais que estão aprendendo a realizar 3 safras em um ano incrível. Soja, milho e feijão. Sim, o feijão no cerrado é cultivado como cultura de inverno.

Assisti produtores que fazem rotação de cultura, plantio direto com precisão, manejo integrado de pragas, utilizam defensivos biológicos e químicos, quando necessário, aplicam o adubo com correção, não fazem a aplicação a lanço, e adotam a utilização de micronutrientes. Esses produtores aparecem como referências em melhores custos, melhor produtividade, e claro, vão enfrentar as incertezas da nova safra com mais segurança.

O medo da nova safra está no câmbio! Ninguém sabe a quanto e onde o dólar vai parar.

Mas os produtores fecharam os principais insumos com o dólar atual, ou de poucos meses atrás, e se esse São Dólar baixar, a conta para muita gente pode não fechar.

Dessa forma, o que vemos no campo agora é a coisa bonita do trabalho. Produtores se reunindo para debater o presente e o futuro. Circuito tecnológico, com produtores passando o dia com técnicos para sabe o que fazer por exemplo, com a mosca branca do feijão, para enfrentar a crise, para pegar o crédito e para tomada de decisão.

Tem momentos na vida que não se pode errar e isso acontece na hora de plantar. O que recomendo? Olhe para os vizinhos mais bem preparados, com mais bom senso e siga aqueles que são as referências mais seguras, afinal no agronegócio não se joga dados. Se aplica conhecimento.

Na abertura da safra, o que os produtores esperam do lado de fora da porteira é um governo de pacificação, sóbrio e sereno, sem aventuras e ideologias.

Do lado de dentro das porteiras, melhorar as práticas sustentáveis. E eu recomendaria adotar a integração lavoura pecuária e floresta.

No além de das porteiras, que Deus nos ajude e que o clima, seja favorável para todos.

José Luis Tejon

Sócio Diretor da Biomarketing

VOLTAR