Exite no Brasil uma cidade do leite?

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Existe sim. A cidade de Castro, no Paraná. Lá temos alta tecnologia que envolve o leite e inclusive, a Agroleite 2016, vitrine da tecnologia do leite no Brasil.

O leite bom, não se dá apenas a partir da qualidade dos animais, das vacas, ou mesmo na conservação do leite, no processamento, embalagem e distribuição. A qualidade total do leite envolve a gestão das propriedades rurais, a nutrição dos animais, a forragem, o planejamento e melhoramento genético e a saúde dos animais.

Quer dizer, para termos um leite de qualidade na cidade, muita coisa precisa acontecer lá no antes e no dentro da porteira das fazendas.

E ainda entra no assunto, a sustentabilidade da produção. Significa o cuidado com o meio ambiente, com a área social, com a economia. Então, sabermos de onde vem o leite, como o mesmo é produzido, e quem cuida de tudo isso, representa a nova era, a da sustentabilidade percebida. Ou seja, os produtores de leite precisam começar a falar sobre a origem e dos cuidados em relação ao leite. A Castrolanda, no Paraná, é uma cooperativa agroindustrial exemplar. A Nestlé, por exemplo, revela o que esta por trás do seu leite Ninho e da atividade leiteira no Brasil, que promete crescer significativamente no Brasil, com tecnologia e gestão.

E nós, devemos tomar leite?

Leite é  muito importante para repor o cálcio nos ossos, com isso reduz as chances de fraturas e osteoporose. Leite é muito importante para o cabelo…Com leite os cabelos ficam mais macios e brilhantes. Com leite dormimos melhor e, aquele antigo conselho da vovó… Um copo de leite morno antes de dormir auxilia na produção de hormônio do sono. Com leite temos dentes mais saudáveis…

Ou seja, pode beber leite que a saúde agradece!

E hoje estou em Castro, na Agroleite, com Frans Borg, presidente da Castrolanda. Nós amamos leite!

José Luiz Tejon

Sócio Diretor da Biomarketing