AGROCLIMA

Semana terá chuva volumosa no centro-norte do Brasil.

06/02/2017 às 10:40
por Fabiana Weykamp

Oferecimento

Texto escrito pelo agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

 

 

Análise das condições do tempo na última semana: Chuva foi frequente nas áreas produtoras do centro-norte do Brasil.

 

* As chuvas intermitentes que vem ocorrendo em toda região central e norte do Brasil tem dificultado o pleno andamento da colheita da soja e posterior plantio das lavouras de 2ª safra, como milho, algodão e feijão. Devido ao excesso de umidade sobre as plantas, muitas lavouras continuam apresentando altos percentuais de grãos avariados, o que reduz o rendimento dos produtores. Além disso, as baixas taxas de luminosidade também têm interferido negativamente no desenvolvimento das lavouras, bem como proporcionado um aumento nos focos de doenças.

* No Sul, mesmo com chuvas um pouco irregulares, as condições ainda se mantêm bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, já que os níveis de umidade do solo ainda se encontram adequados.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 30 de janeiro e 05 de fevereiro.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil:  Semana terá chuva volumosa no centro-norte do Brasil

 

* As chuvas mais uma vez serão destaque essa semana em toda a região central e norte do Brasil. Como vem ocorrendo desde o dia 20/01, as chuvas continuarão ocorrendo diariamente essa semana em grande parte dos Estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e em toda a região do Matopiba. Porém, continuarão sendo na forma de pancadas irregulares, permitindo que a colheita da soja avance em todas as regiões produtoras, mas como os solos estão bastante encharcados, os trabalhos de plantio não estão avançando como deveria em muitas propriedades. Outra reclamação é em relação as pulverizações, muitos produtores estão com dificuldades para realiza-las, gerando apreensão e uma maior proliferação de doenças.

 

* E como esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana, as condições a colheita, plantio e realização dos tratos culturais continuarão sendo prejudicadas. Podendo gerar perdas regionalizadas. Contudo, com o avanço da colheita da soja, os índices de produtividade estão dentro da expectativa ou até mesmo superando, o problema está sendo na qualidade dos grãos, que se apresentam com uma porcentagem alta de avarias. Lavouras de café, cana de açúcar e citros também estão sendo prejudicadas por esse excesso de chuvas, já que as horas de brilho solar estão muito aquém do ideal, pela alta nebulosidade. E isso poderá resultar numa queda na produtividade das lavouras no momento da colheita.

 

* No Sul, incluindo a metade sul do Mato Grosso do Sul, as chuvas essa semana continuarão a ocorrer na forma de pancadas muito isoladas. Sendo que há microrregiões que já se encontram a mais de 8 dias sem registro de chuvas. Com isso, houve uma redução dos níveis de umidade do solo, afetando o pleno desenvolvimento das lavouras. Contudo, ainda não há relatos de perdas significativas que possam acarretar reduções na produção Estadual. Até porque, como vem ocorrendo desde o início da safra, as chuvas vêm ocorrendo “nos 45 minutos do 2º tempo”, ocasionando condições satisfatórias ao desenvolvimento das lavouras. E como esse padrão meteorológico deverá se manter inalterada ao longo dos próximos dias, as condições se manterão satisfatória ao desenvolvimento das lavouras.

 

                                                                               Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 07 a 11 de fevereiro.

 

                                                                                 Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 12 a 16 de fevereiro.

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Crescente
    16/10
  • Cheia
    24/10
  • Minguante
    02/10
  • Nova
    09/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06