Atualizado em 03/11/2014
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Muita chuva no Espírito Santo e no extremo sul da Bahia.
* Na semana passada o que chamou a atenção foi a chuva intensa e volumosa que caiu sobre o Espírito Santo e o extremo sul da Bahia. Em um curto período de tempo foram acumulados mais de 100 mm em muitas cidades. Esse evento extremo aconteceu devido a formação de um sistema de baixa pressão nos níveis médios da atmosfera.
* Enquanto isso, nas principais áreas produtoras do Sudeste e do Centro-Oeste, a chuva aconteceu de forma irregular e não acumulou volumes expressivos para a agricultura.
* No Sul do Brasil, as chuvas mais frequentes e volumosas ocorreram no Rio Grande do Sul.
* A situação mais crítica ocorreu no centro-norte do Nordeste e no extremo norte do país (Amapá e norte do Pará), onde o predomínio foi de sol forte, calor e tempo muito seco.
* A Figura 1 mostra os acumulados de chuva por todo o Brasil.

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 27 de outubro e 02 de novembro.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Chuva para as áreas produtoras do Sudeste e do Centro-Oeste do país.
* Nesta semana o tempo fica instável em São Paulo, no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas e no Centro-Oeste do Brasil. O calor associado a alta umidade e também o avanço de uma frente fria vão provocar várias pancadas de chuva, que podem acumular volumes significativos para a agricultura.
* Já nas outras áreas de Minas Gerais e no Espírito Santo, o predomínio nesta semana será de sol e calor.
* No Sul do Brasil há risco de temporais nesta semana, devido ao avanço de uma frente fria. Na terça-feira, o risco de temporal é alto do centro-norte do Rio Grande do Sul ao Paraná. Na sexta-feira, outra frente fria chega ao Rio Grande do Sul e provoca mais chuva. O acumulado pode passar de 100 mm em algumas localidades.
* No Norte, a maior quantidade de chuva é prevista para o Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e o sudoeste do Pará.
* No Nordeste, esta semana terá apenas chuvas isoladas e que não acumulam volumes significativos para a agricultura.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre 04 e 08 de novembro.
* No período entre 9 e 13 de novembro, a chuva aumenta no Sudeste. Há grande risco de chuvas fortes e volumosas, mas que acontecerá de forma concentrada em poucos dias.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre 09 e 13 de novembro.