AGROCLIMA

Estiagem favorece colheita no Paraná

03/02/2012 às 14:44
por Redação

Oferecimento
O tempo favoreceu e, com um início de semana sem chuvas, os produtores paranaenses estão acelerando a colheita da safra de verão. De acordo com o Departamento de Economia Rural - DERAL da Secretaria de Agricultura do Paraná, até o momento 6% da soja e 4% do milho já foram colhidos.
A colheita, que no momento está concentrada no Oeste do Estado, está antecipada em relação à última safra. Os trabalhos também seguem adiantados nos municípios atendidos pela Cooperativa Integrada na região.
Em Ubiratã, por exemplo, a área de soja colhida supera os 20%.
“Nesta mesma época do ano passado, de maneira geral, ainda não havia tantas áreas colhidas. Isso se deve ao plantio da soja, que foi antecipado em muitos locais, e ao uso de híbridos de milho e cultivares de soja precoces e super precoces, de ciclo mais curto”, explica Margorete Demarchi, engenheira agrônoma do Deral. Segundo ela, a estiagem no mês de dezembro também interferiu no desenvolvimento das lavouras, encurtando o ciclo e contribuindo com essa antecipação.
A colheita na área de atuação da Cooperativa Integrada no Oeste do Paraná segue em ritmo acelerado. Em Goioerê, também na região Oeste, os trabalhos estão começando e o pico de colheita deverá acontecer nos próximos dias.
Até o momento, 15% das lavouras de soja já foram colhidas no município.
Com a colheita concluída em muitas áreas, começa agora o plantio da safra de inverno. Junho é um mês crítico para geadas no Paraná. Os produtores da região colhem soja e já entram plantando o milho. “O pessoal aqui costuma dizer que usam a plantadeira empurrando a colheitadeira”, lembra Amauri Orlando, gerente da Integrada em Ubiratã. Na Regional, o plantio do milho safrinha começou em meados de janeiro e, se não houver problemas com o clima, até o dia 20 de fevereiro deverá estar concluído.

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email