AGROCLIMA

Estiagem no RS prejudica produção de melancia e chuva favorece soja em MS

02/01/2012 às 17:11
por Redação

Oferecimento

Os dois últimos dias de 2011 foram chuvosos na região de Dourados, em Mato Grosso do Sul, o que resultou numa diminuição do medo de grandes prejuízos na safra de soja que enfrentou uma forte estiagem de 40 dias, em algumas áreas do centro-sul do Estado. Em dois dias choveu cerca de 42 milímetros e esse índice foi ainda maior em algumas regiões onde a frente fria que passou causou chuva mais intensa, principalmente na sexta-feira, dia 30.  A vantagem das chuvas, de acordo com produtores de soja, foi que elas o ocorreram ao longo das horas, sem temporal e ventos o que geralmente prejudica as plantas.

Já no Rio Grande do Sul, a estiagem continua em algumas áreas e prejudica a produção de melancia, porque a falta de chuva fez com que as frutas amadurecessem mais rápido e danificou o crescimento delas. De acordo com o Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado, os frutos estão 15% menores e a produção também foi menor. No ano passado os produtores conseguiram 30 toneladas por hectare. Esse ano, apesar do investimento em melhores sementes e em melhor adubo, a produção deveria ser de aproximadamente 45 toneladas por hectare, mas só deve chegar a 25 toneladas por hectare.
O trabalho de manejo e aplicação de adubo, fungicida e inseticida, realizado a cada 10 dias estão interrompido em decorrência da falta de umidade. Os produtos estão estocados à espera de chuva. Este ano, a colheita, que normalmente vai até março, deve terminar no final de janeiro. Foram plantados No Rio Grande do Sul 14 mil hectares com melancia e a estimativa da Emater é de que sejam produzidas 320 mil toneladas.

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email