Atualizado em 02/02/2015
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Janeiro terminou com tempo extremamente seco no ES e no norte de MG.
* Janeiro de 2015 foi um mês atípico no Sudeste e em grande parte do Centro-Oeste do Brasil. Por causa da atuação de um sistema de alta pressão (bloqueio atmosférico), a maior parte do mês foi marcada por calor intenso (acima da média) e por pouquíssima chuva. Somente no fim de janeiro é que a chuva voltou a acontecer de forma mais frequente e bem distribuída, mesmo assim, não atingiu o Espírito Santo e o norte de Minas. Estas áreas terminaram o mês com o tempo extremamente seco.
* No período de 26 de janeiro e 01 de março, pode-se observar na Figura 1 volumes expressivos (entre 70 e 150 mm) no Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira.
* A maior quantidade de chuva registrada no país (acima de 150 mm) foi registrado no Acre e no oeste do Amazonas.

Figura 1: Chuva acumulada entre 26 de janeiro e 01 de fevereiro.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Fevereiro começa com chuva no Sudeste do Brasil.
* Diferente do mês passado, fevereiro começa com tempo instável na Região Sudeste. Ao longo desta semana volta a chover inclusive no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais. A Figura 2 mostra que grandes volumes são esperados para a maior parte da Região.
* A chuva também vai acontecer com frequência na maior parte do Centro-Oeste.
* No Nordeste, chuvas fortes são previstas para o Oeste da Bahia e o centro-sul do Maranhão e do Piauí.
* Na Região Norte, as chuvas volumosas se concentram no centro-sul do Pará, no sudeste do Amazonas, no Tocantins e no litoral do Amapá.
* Na Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a semana será marcada por sol, calor e pouca chuva. Já no Paraná, a chuva será frequente.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre 03 e 07 de fevereiro.
* No período entre 08 e 12 de fevereiro, a chuva diminui na Região Sudeste e aumenta na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre 08 e 12 de fevereiro.