AGROCLIMA

Julho começa seco no interior do Brasil

29/06/2015 às 10:51
por Fabiana Weykamp

Oferecimento

Atualizado em 29/06/2015

 

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Pouca chuva na maior parte do País

 

* Como é característico do inverno brasileiro, uma grande massa de ar seco está tomando conta das condições de tempo na maior parte do País. Na última semana, a chuva ficou concentrada em poucas áreas do Brasil.

* No Nordeste, houve registro de chuva volumosa em toda a faixa leste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte. Os volumes chegaram a quase 100 milímetros no litoral entre Pernambuco e Alagoas. Isso aconteceu por causa da presença de um sistema de alta pressão atmosférica no oceano, que ficou favorecendo a entrada de muita umidade na costa.

* Este sistema também trouxe umidade para a costa do Sudeste, onde foi registrada chuva fraca a moderada, principalmente entre Rio de Janeiro e Espírito Santo.

* Na região Norte, instabilidades tropicais, associadas principalmente ao quente e úmido que ainda atua na Região, provocaram pancadas de chuva entre o oeste do Amazonas e o norte do Pará, onde os acumulados ficaram entre 50 e 80 milímetros.

* No Sul houve registro de chuva isolada, concentrada na região central do Rio Grande do Sul, acumulando entre 30 e 50 milímetros.

 

Figura 1: Chuva acumulada no período entre 22 e 28 de junho.

 

* Devido à entrada de massas de ar polar, houve registro de geada em muitas áreas do Rio Grande do Sul, e até mesmo na Serra da Mantiqueira, na divisa entre SP e MG.

 

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Frente fria e instabilidades trazem chuva e frio

* Nesta semana, muitas instabilidades e duas frentes frias vão passar pelo centro-sul do Brasil. Até o dia 04 de julho há expectativa de chuva volumosa no Sul e no sul de SP e de MS. Nessas áreas os acumulados ficam entre 50 e 80 milímetros, podendo até chegar a 120 milímetros no norte e noroeste do PR e extremo sul de MS.

* No Nordeste, o fluxo de umidade ainda é intenso neste começo de semana. A chuva continua atingindo a faixa leste, principalmente entre SE e RN, onde os acumulados podem chegar até 100 milímetros até o fim da semana.

* Em toda a faixa entre o Ceará e o oeste do Amazonas, também há previsão de chuvas mais constantes nessa semana em relação à semana passada. Mas os volumes acumulados não são tão altos, ficando em torno de 50 milímetros.

* Já as áreas do interior do Brasil, entre o sul de RO, o ES e o interior do Nordeste, ainda não recebem chuva nos próximos dias.

 

Figura 2: previsão de chuva acumulada entre 30 de junho e 04 de julho.

 

 

* A frente fria que passa no final da semana vem com uma grande massa polar, que novamente vai trazer uma onda de frio para o Brasil. Na manhã de sábado, volta a ocorrer geada em algumas áreas do Sul.

 

Figura 3: risco de geada para o dia 04 de julho.

 

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email