Atualizado em 16/02/2015
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Choveu em grande parte do Brasil, mas não foram acumulados volumes muito elevados. * Na semana passada a umidade estav
a alta e ocorreram pancadas de chuva em grande parte do país, porém os acumulados não foram muito elevados
.
* Os maiores volumes (entre 70 e 100 mm) foram observados no leste de Santa Catarina e em algumas áreas isoladas do Centro-Oeste e do Norte do país.
* O tempo seco predominou apenas em algumas áreas do Nordeste e de Roraima.

Figura 1: Chuva acumulada entre 09 e 15 de fevereiro.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com chuva volumosa entre o Sudeste e o Norte do Brasil.
* A presença de um sistema de baixa pressão no oceano Atlântico e o fluxo de umidade proveniente das áreas tropicais vai favorecer a formação de muitas áreas de instabilidade sobre parte do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil.
* Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, o acumulado de chuva pode passar de 100 mm no Estado de SP, no Triângulo Mineiro, em quase todas as áreas produtoras do Centro-Oeste e no sul da Região Norte. A chuva pode atrapalhar o plantio, mas ajuda a preparar o solo para a safrinha.
* No Sul, a semana será de pouca chuva na maior parte da Região. O sol vai predominar e a temperatura fica elevada durante a tarde. A única região que pode receber chuva frequente é o norte do Paraná.
* No Nordeste, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis favorece a ocorrência de muitas pancadas de chuva no norte da Região. Há risco de chuvas fortes.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre 17 e 21 de fevereiro.
* No período de 22 a 26 de fevereiro, uma grande massa de ar seco volta a ganhar força sobre o Sudeste. Já na maior parte da Região Norte, a chuva será frequente e volumosa. No Sul, a chuva aumenta na faixa leste da Região.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre 22 e 26 de fevereiro.