Atualizado em 04/08/2014
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana começou com chuva no Sudeste e no Centro-Oeste.
* A semana começou com uma grande frente fria no Brasil que conseguiu provocar chuva por várias áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país. No entanto, os volumes acumulados não foram significativos para a agricultura e nem para abastecer os reservatórios. A frente fria veio acompanhada de uma massa de ar polar que derrubou a temperatura. No dia 25 de julho houve registro da primeira neve deste inverno que aconteceu em Bom Jardim da Serra e em Urubici (na serra catarinense). No começo da semana, houve formação de geada em muitas localidades.
* No decorrer da semana, a temperatura subiu no centro-sul do Brasil e, o último fim de semana (02/03 de agosto) foi marcado por sol forte, calor e ar muito seco.
* No Nordeste, com a chegada da frente fria ao litoral da Bahia, houve aumento da chuva na região de Salvador e no Recôncavo Baiano (como pode ser visto na Figura 1).
* No Norte do país, as pancadas de chuva concentraram no extremo norte da Região.

Figura 1: Chuva acumulada no período entre 28 de julho e 03 de agosto.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana seca na maior parte do Brasil.
* Nesta semana, apesar da passagem de duas frentes frias, o tempo fica seco na maior parte do Brasil.
* As chuvas mais significativas vão ficar restritas aos extremos do país.
* Até o dia 09 de agosto, os maiores volumes são esperados para Roraima e o norte do Amazonas. Em algumas localidades, o acumulado pode chegar a volumes entre 70 e 100 mm.
* O Rio Grande do Sul começou a segunda-feira com chuva, devido a presença de uma frente fria. Na terça-feira (05), a frente fria se afasta e uma massa de ar polar derruba a temperatura. Até a quarta (06), há possibilidade de geada em algumas localidades gaúcha e também na serra catarinense. A partir de quinta-feira, uma nova frente fria chega o Sul do Brasil e provoca algumas pancadas de chuva.

Figura 2: Chuva acumulada no período entre 05 a 09 de agosto.
* No período de 10 a 14 de agosto, a chuva aumenta no Sul do Brasil, mas o tempo permanece seco na maior parte do país.

Figura 2: Chuva acumulada no período entre 10 a 14 de agosto.