Boletim atualizado em 23/01/2012
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuva se concentrou entre São Paulo e o Amazonas.
* Na semana passada a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provocou chuvas frequentes entre o Estado de São Paulo e o Amazonas.
* A Figura 1 mostra os volumes de chuva acumulados entre os dias 16 e 22 de janeiro. Em áreas de São Paulo, de Goiás, de Mato Grosso, do sul do Pará e do Amazonas, foram acumulados volumes acima de 70 mm.
* A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favoreceu a formação de nuvens carregadas sobre o Amapá. A Figura 1 mostra que foram acumulados entre 100 e 200 mm de chuva neste Estado.
* Um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da atmosfera (VCAN) dificultou a ocorrência de chuva sobre a Bahia e o norte da Região Sudeste, mas favoreceu a formação de nuvens carregadas sobre o norte da Região Nordeste. No Maranhão e no Piauí, principalmente, a chuva aconteceu com frequência e acumulou mais de 70 mm em algumas localidades.

Figura 1 – Chuva acumulada no período entre 16 e 22 de janeiro de 2012.
PREVISÃO DO TEMPO PARA O BRASIL NOS PRÓXIMOS DIAS: Nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil nesta semana. * O tempo quente e úmido ainda vai favorecer a ocorrência de chuvas regulares em grande parte do Brasil durante esta semana. Além disso, a partir dessa terça-feira (24), uma nova frente fria começa a avançar pelo Sul do país e chega a São Paulo na quinta-feira (26).
* A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provoca mais chuva no Amapá e o Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da atmosfera (VCAN) ainda favorece a ocorrência de chuvas frequentes sobre o Maranhão e o Piauí.
* A Figura 2, mostra o volume de chuva previsto para o período entre 24 e 28 de janeiro.
* Para a maior parte do Rio Grande do Sul, o volume acumulado deve ficar entre 10 e 30 mm. As chuvas serão mais volumosas em Santa Catarina e no Paraná. Na Região Sudeste, há expectativa para chuvas volumosas (acima de 100 mm) no Estado de São Paulo, no Sul de Minas e no sul do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, há expectativa de chuvas frequentes e volumosas, principalmente em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. No Nordeste, os maiores volumes são previstos para o Maranhão e o Piauí. No Norte, a chuva acontece de forma regular na maior parte da Região.

Figura 2 – Previsão de chuva acumulada para o período entre 24 e 28 de janeiro.
* No período entre 29 de janeiro e 02 de fevereiro, a chuva aumenta e deve acumular grandes volumes (acima de 100 mm) no centro-norte de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, no norte de Goiás, no Distrito Federal, no norte de Mato Grosso e no sul da Região Norte (entre o Acre e o Tocantins). Já no Rio Grande do Sul, o tempo fica seco.

Figura 3 – Previsão de chuva acumulada para o período entre 29 de janeiro a 02 de fevereiro.