Oscilação do clima atrapalha soja

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nos últimos dias, a população o noroeste do Paraná está tendo muitas oscilações radicais de temperatura que, em questão de horas, levam os termômetros a uma variação entre 14°C durante a madrugada e quase 30°C à tarde. Há poucos dias, o clima chegou a lembrar o inverno, com 12°C e sol pela manhã, fazendo muitas pessoas tirarem os agasalhos do armário.
Nas lavouras, esse “sobe e desce” atrapalha o desenvolvimento da soja que foi semeada recentemente. O engenheiro agrônomo João Carlos de Souza, gerente da Unidade Maringá da Cocamar, comenta que tal situação é indesejável e chega a retardar o desenvolvimento da planta. Mas, assegura, ainda não há motivos para preocupação, pois a soja normalmente consegue recuperar-se durante o ciclo.

De acordo com ele, o pacote tecnológico está auxiliando bastante, um exemplo disso foi a recente safrinha de milho. Embora enfrentando sérias adversidades climáticas, que sugeriam projeções pessimistas, a cultura acabou apresentando produtividade surpreendente. O La Niña é uma das explicações para essa mudança brusca da temperatura.