Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Abastecimento global de arroz em risco devido ao clima severo

Por Redação

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Imagem: Getty Images

 

O clima adverso nos principais fornecedores de arroz da Ásia, incluindo o maior exportador da Índia, está ameaçando reduzir a produção do alimento básico mais importante do mundo e alimentar a inflação de alimentos que já está próxima de recordes, de acordo com informações divulgadas pela agência de notícias Reuters.


O arroz contrariou a tendência de aumento dos preços dos alimentos, propõe a análise, em meio a colheitas abundantes e grandes estoques nos exportadores nos últimos dois anos, mesmo com o COVID-19, interrupções no fornecimento e, mais recentemente, o conflito Rússia-Ucrânia tornando outros grãos mais caros.


Segundo o depoimento de traders e analistas ouvidos pela agência, o clima extremo nos países exportadores da Ásia, que respondem por cerca de 90% da produção mundial de arroz, provavelmente mudará a trajetória dos preços.


A China, maior consumidor e importador de arroz do mundo, sofreu perdas de rendimento devido ao calor extremo em áreas de cultivo de grãos e deve elevar as importações para um recorde de 6 milhões de toneladas em 2022/23, apontam dados do Departamento de Agricultura dos EUA indicados pela publicação.

Boletim semanal de previsão do tempo para Agricultura. Consulte também notícias agrícolas, clima e previsão mensal das regiões agrícolas.

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda