Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta de temporais com queda de granizo no Sul do BR

Por Redação

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

 

Pelo segundo ano consecutivo o fenômeno La Niña influencia o comportamento da chuva no Brasil e mais uma vez afetando a safra de verão, especialmente no Sul do país. O verão de 2022 tem sido marcado pela falta de chuva e pelas temperaturas elevadíssimas em alguns momentos no interior da Região Sul e justamente onde se concentram as áreas majoritárias de produção de soja e milho.

 

Sul do Brasil com calor e temporais nesta semana

 

storm-over-the-fields-picture-id531312214

Foto: iStock

 

A chuva esteve concentrada na metade norte do Brasil, especialmente durante as últimas semanas, o que também foi um problema, já que o excesso de chuva prejudicou o andamento da colheita da soja e a instalação do milho segunda safra.

 

A chuva já não é tão volumosa e persistente entre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os períodos de sol entre uma chuva e outra permitem a retomada dos trabalhos em campo nestas Regiões. Em contrapartida, a umidade da Amazônia agora  se volta para a Região Sul, onde finalmente devem ocorrer bons acumulados de chuva! 

 

 

Atenção para chuva forte no Sul do BR

O Paraná ainda continua com muita irregularidade no comportamento da chuva, o que deve prejudicar as lavouras de milho do oeste e noroeste do estado, mas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, há uma expectativa de acumulados em torno de 150mm de chuva para as áreas produtoras.

 

Carnaval com alerta de temporais no Sul do Brasil

 

A chuva acontece de forma volumosa e pode trazer alívio para as áreas de soja tardia, em fase de desenvolvimento vegetativo. Apesar de muito bem-vinda, esta chuva pode ser perigosa!

 

Nesta quinta-feira (24), a formação de uma área de baixa pressão e as temperaturas elevadas ajudam potencializar as nuvens de chuva sobre o estado do Rio Grande do Sul e interior da Região Sul do Brasil.  É alto o risco para temporais acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

 

Tem possibilidade para queda de granizo entre esta quinta-feira e o fim de semana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No estado gaúcho, os episódios de granizo poderão ocorrer no oeste e noroeste do estado, justamente onde se concentram importantes áreas produtoras de soja.

 

Atenção! O granizo também atingir áreas produtoras de arroz no Rio Grande do Sul, além de áreas produtoras de frutas na Região Serrana.

 

Confira o acumulado de chuva para os próximos dias

 download

 Imagem - chuva acumulada 23/02/2022 a 27/02/2022

 

 

Leia também: Chuva diminui no Rio de Janeiro e em Minas Gerais

Boletim semanal de previsão do tempo para Agricultura. Consulte também notícias agrícolas, clima e previsão mensal das regiões agrícolas.

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda