O Sul do Brasil quer sol! As pessoas já estão fazendo humor com o tempo úmido dizendo que estão se sentindo como sapos.
A chuva vem sendo frequente no Sul desde meados de junho. A passagem de várias frentes frias formaram áreas de instabilidade que deixaram grande parte do Sul com muita nebulosidade e chuva por vários dias consecutivos. A última frente fria atuou no fim da semana passada. Em 48 horas, várias áreas do oeste e norte do Paraná receberam mais de 100 mm de chuva.
O excesso de umidade provocado por chuvas frequentes e a falta do sol, por causa do grande número de horas com céu nublado, está preocupando os agricultores do Sul do Brasil. O trabalho nos campos está sendo bastante prejudicado. A colheita do milho safrinha está atrasada e esta semana não houve condições de trabalho. A colheita do café no Paraná também está tendo os mesmos problemas.
As áreas de instabilidade que estão provocando chuva na Região Sul há dois dias começaram a se movimentar nesta quarta-feira e já mostram a tendência de ir para o oceano. O sol reaparece no Sul no decorrer desta quinta-feira, mas como há muita umidade no ar ainda, o começo da manhã será com neblina.
O centro de baixa pressão que afasta para o mar ainda provoca ventos fortes especialmente no leste e nordeste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.
A chuva vai parar e a nebulosidade vai diminuir deixando o sol aparecer a partir desta quinta-feira. Mas o sol não vai ficar por muito tempo. Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim.
Entenda como as nuvens vão se afastar do Sul
O El Niño já está influenciando o Sul?