Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais no Sul do país

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Atualizado 24/08/2015

 

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Bloqueio atmosférico foi rompido no Sul e Sudeste do país.

 

Na última semana, uma frente fria conseguiu romper o bloqueio atmosférico que se instaurou sobre o País e voltou a provocar chuva no Paraná, em São Paulo, no Rio De Janeiro e em Mato Grosso do Sul. Embora tenha voltado a chover, não foram acumulados grandes acumulados de chuva em São Paulo e no Rio, mas em algumas áreas choveu forte e foi registrado inclusive queda de granizo em áreas do Rio de Janeiro.

 

Os maiores acumulados de chuva se concentraram ainda nos extremos do País; no sul e oeste do Rio Grande do Sul foram acumulados entre 50 e 100mm de chuva. No norte do Amazonas e em Roraima, foram registrados alguns temporais e os acumulados ficaram entre 50 e 100mm.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 15 e 23 de agosto

 

 Previsão para os próximos dias no Brasil: Temporais na região Sul

 

Esta semana será marcada por tempo muito instável no Sul do país. A formação e a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Sul, vai provocar temporais no Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira. São esperados grandes acumulados de chuva entre o oeste, região central e o norte do Estado. No oeste de Santa Catarina e no leste do Paraná, a chuva também será volumosa. Esse sistema de baixa pressão atmosférica dará origem a uma frente fria que vai organizar instabilidades pelo interior do continente; volta a chover em Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e em Goiás, inclusive no Distrito Federal.

 

* No Nordeste, a chuva ainda se concentra no litoral apenas entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, mas os acumulados não devem passar dos 10mm.

 

* Na Região Norte, a chuva será frequente entre o oeste e o leste do Amazonas, sul do Pará e em Rondônia, onde são esperados entre 30 e 40mm, de maneira geral.

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 24 a 28 de agosto.

 

 

Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 29 de Agosto a 02 de Setembro.

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias