Brasil, lugar onde mais caem raios?

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Diversos mitos estão associados aos raios, como por exemplo, que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Este e outros mitos já caíram por terra com desenvolvimento da ciência de maneira geral.

Quer ver mais mitos sobre os raios? Então veja: 10 coisas que você precisa saber sobre os raios

Até mesmo a estatística acaba criando frases de efeito como: “O Brasil é o lugar do mundo onde mais caem raios”.

Será que esta informação é mesmo verdadeira?

Segundo informações iniciais, essa informação não estaria correta. As primeiras medições mostravam a presença de muito mais raios sobre o sul da África. Região que era até então a campeã em números de raios anuais.

 

 

Mas medições recentes e mais precisas acabaram mudando este panorama. A qualidade das medições melhorou e a contribuição da Amazônia para o número de raios no Brasil é imensa! Cerca de 11 milhões de raios ao ano segundo informações do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Dessa forma, levando em consideração os últimos dados de medição de descargas elétricas, sim, o Brasil é o lugar do mundo onde mais caem raios.

A explicação não está somente nos sistemas meteorológicos, frentes frias, ciclones extratropicais, complexos convectivos de mesoescala, que atingem a região. Mas está também no relevo composto de montanhas, serras e planaltos que incentivam a formação de grandes nuvens de temporal por meio do forçamento do ar úmido superficial.