Semana com temporais no Sul do Brasil

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Atualizado 14/12/2015

 

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Muita chuva no Centro-Sul do País

 

* Na semana passada a formação de sistemas de baixa pressão, o avanço de uma frente fria, além fluxo de ar quente e úmido vindo do interior do País, provocaram chuva em grande parte do Brasil. Muitas cidades tiveram eventos de chuva e vento fortes. Na Figura 1, pode-se observar que foram acumulados volumes bastante significativos principalmente no Centro-Sul. Como é possível verificar, os acumulados passaram dos 100mm no sul de MS, oeste do PR e do RS.

 

 Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 07 e 13 de Dezembro.

 

* Somente a Região Nordeste e parte da Região Norte, continuaram ainda sob a influência de uma forte massa de ar seco, que inibiu a formação de nuvens de chuva, garantindo dias ensolarados e de tempo seco.

 

 

 Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com temporais no Sul do Brasil.

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 08 a 12 de dezembro.

 

 

*São esperados grandes acumulados de chuva no Sul do país ao longo desta semana. A constante formação de instabilidades sobre o Paraguai, associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica, serão reforçadas pelo ar quente e úmido e pela passagem de duas frentes frias pelo Sul. São esperados entre 150 e 200mm para o centro-oeste gaúcho. Conforme é possível verificar no mapa, a região mais afetada pelas chuvas é realmente as áreas do oeste do RS.

 

*No Sudeste, a chuva será mais significativa entre a região central de São Paulo e o sul de Minas Gerais. A passagem de uma frente fria pelo litoral vai reforçar as instabilidades no Sudeste, desta forma são esperados entre 100 e 150mm. Já no norte de Minas Gerais, Espírito Santo e norte fluminense, a chuva acontece de forma irregular.

 

*Já no Nordeste, áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica em altos níveis da atmosfera (VCAN), voltam a provocar chuva. As áreas mais afetadas serão o litoral do Ceará, interior do Maranhão e do Piauí.

 

*No Norte, é possível verificar que a chuva volta a atingir as áreas entre o norte do Tocantins e o noroeste do Pará.

 

Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 13 a 17 de dezembro.

 

 *É possível verificar que nos próximos dias a chuva volta a ficar irregular entre o litoral norte do Nordeste, entre o sul do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina e na faixa leste entre o Espírito Santo,  Minas Gerais e a Bahia.