Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Primeira semana de outono com muita chuva na maior parte do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Atualizado 21/03/2016

 

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuvas fortes no Norte e no Nordeste do Brasil.

 

* Na semana passada as chuvas mais frequentes e volumosas se concentraram entre o Norte e o Nordeste do Brasil. O calor associado a alta umidade e também a presença da Zona de Convergência Intertropical, provocaram chuvas acima de 100 mm entre o Amazonas e o norte do Piauí.

 

* Na Região Sul, a semana passada foi marcada por sol, mas na sexta-feira chegou uma frente fria no Rio Grande do Sul que provocou o retorno dos temporais em algumas áreas do Estado.

 

* No Sudeste, o predomínio foi de sol na maior parte da Região. A persistência do vento que sopra do mar, favoreceu a ocorrência de chuva no Espírito Santo. Nas demais áreas da Região, ocorreram pancadas típicas de verão, concentradas especialmente entre o fim da tarde e o início da noite. O volume acumulado foi baixo na maioria das áreas.

 

* No Centro-Oeste, as pancadas de chuva mais significativas e frequentes aconteceram em Mato Grosso.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 14 e 20 de Março.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Primeira semana de outono com muita chuva na maior parte do Brasil.

 

* Esta primeira semana de outono será marcada por muita chuva na maior parte do Brasil. A segunda-feira já começou com chuva em grande parte da Região Sul. Nos próximos dias, uma frente fria avança pelo país e grandes nuvens carregadas também se formam devido à formação de um sistema de baixa pressão sobre Mato Grosso do Sul. Estes dois sistemas vão organizar uma extensa faixa de instabilidade pelo país que vai provocar chuvas fortes, frequentes e volumosas.

 

* A Figura 2 mostra que até o dia 26 de março, são previstos mais de 100 mm entre São Paulo e o Amazonas.

 

* No Amapá, chuvas fortes também são previstas no litoral, por causa da influência da Zona de Convergência Intertropical.

 

* No Nordeste, o predomínio será de sol e pouca ou nenhuma chuva na faixa leste da Região. Já no Maranhão, no Piauí e no oeste de Pernambuco, as condições ainda são altas pancadas de chuva nesta semana.

 

Figura 2:  Previsão de chuva acumulada entre os dias 22 e 26 de Março.

 

* Nos últimos cinco dias do mês, uma massa de ar seco avança sobre o centro-sul do Brasil. Por enquanto, não há previsão de queda abrupta de temperatura que possa provocar a formação de geada.

 

 

Figura 3:  Previsão de chuva acumulada entre os dias 27 e 31 de Março.

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias