Jovem empreendedor tem chance no agronegócio

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

“O agronegócio é um campo fértil para o empreendedorismo, não importa o que você esteja estudando”. Esse foi o recado do jornalista e publicitário especialista em marketing do Agronegócio, José Luiz Tejon, para os estudantes de Cuiabá e região que participaram da primeira palestra do Circuito Universitário, nesta segunda (4), na Expoagro.

Com o tema “Agronegócio: o que eu tenho a ver com isso?”, Tejon levou aos alunos uma visão ampla da atividade, que só cresce e está inserida na vida de todos. “O Brasil é a décima economia do mundo e isso não é fácil. Há 50 anos, o país importava tudo e só exportava café, cacau e açúcar. Atualmente, é o 4º maior exportador de alimentos”, explicou.

Esse cenário serviu para exemplificar para os jovens a potência do agronegócio e as possibilidades de crescimento e carreira no setor. Segundo Tejon, não importa a faculdade ou curso técnico, pois há espaço para empreender. “Sistemas, informática, processos, gestão, tudo é fundamental para o novo agro. A sua especialidade técnica serve para o setor, não importa de que lado da cadeia esteja”, afirmou.

 

“É um campo que hoje, no planeta Terra, só o Brasíl tem possibilidade e perspectiva de crescimento”, falou Tejon. Para ouvir estas palavras de motivação é que a estudante de Agronomia de Campo Novo do Parecis, Karolina Figueiredo, veio até a Expoagro. “Este evento é muito bom porque traz palestras de alto nível gratuitamente. E o Tejon é simples e eficaz. Gostei quando ele falou do jovem e das mulheres no campo”, contou.

Para Maycon Araújo, estudante de Zootecnica no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a visão dele em relação ao empreendedorismo ajuda na construção da carreira. “Eu sou fã dele, sigo nas redes sociais e recomendo a palestra para todos”, disse.

Tejon ainda ressaltou que o desafio do agronegócio de agora em diante é trabalhar em larga escala com sustentabilidade. Para isso, acredita que o caminho é a Integração Lavoura Pecuária Floresta e o manejo produtivo.

 O Circuito Universitário começa a rodar o interior e vai passar por 12 cidades. As inscrições podem ser feitas aqui e a programação completa pode ser vista aqui.

Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso para o Agroclima

 

VOLTAR