Geada nos cafezais da Alta Mogiana, Cerrado e Sul de MG

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O frio extremo que fez na madrugada de 18 de julho na região do Triângulo Mineiro, do Alto Paranaíba e do norte de São Paulo impressionou a população e também os meteorologistas. Com temperaturas entre 1,0°C abaixo de zero  e 6,0°C positivos ao amanhecer houve formação de geada em muitas áreas, incluindo lavouras de café da Alta Mogiana, do Cerrado Mineiro e Alto Paranaíba. 

No norte e noroeste de São Paulo, no Triângulo e Alto Paranaíba, o frio da madrugada de 18 de julho foi mais intenso do que o provocado pela forte onda de frio de meados de junho.

Em Pradópolis, por exemplo, a temperatura mínima em 13 de junho foi de 3,1°C positivos e com onda de frio desta segunda-feira caiu para 1,0°C abaixo de zero. Será difícil ter este ano temperaturas ainda mais baixas do que as observadas agora.

O ar polar ainda será sentido no decorrer da semana, mas diminuindo gradualmente sua força. A tendência é de elevação da temperatura já nesta terça-feira. Porém, temperaturas entre 5°C e 10°C ainda devem ser observadas, mas sem ocorrência de geada.

 

Sul de MG abaixo de zero

O Sul de Minas Gerais, maior região produtora de café arábica do Brasil, também teve muita geada nesta segunda-feira. As mais baixas temperaturas ficaram entre 4,0°C abaixo de zero e  4,0°C positivos. Em Machado, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou temperatura mínima de 2,7°C e em Lavras, a mínima foi de 3,7°C. Com o frio muito intenso, a geada foi forte em algumas áreas do Sul de Minas nesta segunda-feira.

O frio diminui no sul mineiro nesta terça-feira, mas ainda deve gear.

 

Confira algumas imagens e temperaturas baixas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia no norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba. A tabela mostra o comparativo entre as temperaturas de 18/07/2016 e 13/07/2016

 

 

 

 

 

No canal Agroclima: geada região cafeeira do Brasil faz bolsa de Nova Iorque subir

 

 

Agroclima: La Niña vem aí e traz novos desafios para a agricultura

 

 

 

 

 

– Potencialize sua safra com o Agroclima PRO