Agricultura Digital – Agrossociedade

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Com a maior disponibilidade de acesso à Internet em áreas rurais do Brasil, a coleta de dados das propriedades passam a ser digital e começam a ser transmitidos automaticamente dos equipamentos até a “nuvem”. A integração de todos esses dados aliadas às técnicas avançadas de computação torna possível a criação de modelos cada vez mais detalhados, capazes de simular com exatidão o que acontece no campo e  podem ser utilizadas para gerar automaticamente diversos tipos de recomendações que vão desde a seleção das sementes, criação de mapas de aplicação e irrigação a taxas variadas até a determinação do momento mais adequado para a colheita.

A promessa é que essa “agricultura digital” aumente a produtividade agrícola e ao mesmo tempo diminua a utilização de água e insumos além do necessário. 

Essa semana, a Gerente de Agricultura Digital e Líder do Centro de Excelência de Agronegócio da Accenture, Fernanda Vicente, veio até o programa nos contar um pouco sobre o uso de tecnologias para integrar as atividades do Agronegócio. Nesta entrevista falamos sobre os desafios da Agricultura Digital no Brasil,  adoção de tecnologia pelo setor, objetivos da ferramenta desenvolvida pela Accenture, e como a inovação pode contribuir para o avanço do agronegócio no Brasil. 

Confira a entrevista completa clicando na imagem abaixo:

Link para a entrevista

O Agrossociedade a Nova Geração é uma iniciativa da Biomarketing e realização da Climatempo. O programa foi desenvolvido para trazer informações do setor e torná-las acessíveis para a população de todas as regiões.
Está no ar desde outubro de 2014 e a dinâmica são entrevistas com líderes e atuantes nas diferentes áreas da cadeia produtiva. Os convidados nos explicam através de um bate papo informal, conceitos do agro, técnicas de suas atividades, falam sobre oportunidades, curiosidades, lançamentos e desafios do setor.

O programa acontece ao vivo quinzenalmente e é gravado no estúdio Climatempo.

É exibido pelo Portal Climatempo, Canal do Climatempo no Youtube, e em canais fechados, Tv Sky, Oi Tv, Canal GVT e Net Regionais atingindo mais de 8 milhões de telespectadores.
“Nossa missão é informar sobre agronegócio dentro dos pilares da sustentabilidade, que são o ambiental o social e o econômico” Camila Malheiros Soares e Mirella Cais.

Mirella Cais

Engª Agrônoma na Biomarketing Consultoria e Agência