6º Congresso Brasileiro de Fertilizantes

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Ontem aconteceu o 6º Congresso Brasileira de Fertilizantes, promovido pela ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos – em São Paulo, no Renaissance São Paulo Hotel.

Com a palavra, o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Gustavo Diniz Junqueira, falou da necessária revolução da gestão que teremos que ter no Agro brasileiro.

Já o presidente da Abag, Luis Carlos Correa Carvalho, o Caio, comentou na abertura sobre o desafio da competitividade, este que foi o tema do evento, e que no caso, precisa ocorrer em paralelo com a sustentabilidade. O ex ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, salientou que fazemos agricultura em um ambiente tropical e por isso, precisamos de fortes investimentos em ciência e tecnologia.

O economista André Nassar concluiu falando sobre a perspectiva do aumento da demanda por alimentos, principalmente da região asiática no planeta, que o Brasil está sendo convocado a crescer em 40 % na sua oferta do agronegócio para o mundo. Acrescentou ainda ser o setor rural, um transferidor de recursos para o setor urbano e responsável por diminuir consideravelmente o peso dos alimentos na renda da população brasileira, esta que pesava 29 % na média da população brasileira em 1977, e em 2008 caiu para 17,5%.

Neste Congresso foi ainda lançado o programa  NPV – Nutrientes para a Vida, que associa o uso de fertilizantes no solo e nas plantas como uma fonte fundamental de nutrientes para o ser humano, e que foi muito elogiado pelo Secretário de Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim.

Antônio Pugina, um nome heróico do setor de adubos no país, foi o homenageado do evento pelo presidente da Anda, George Wagner.

A agricultura no Brasil depende de fertilizantes. Um desafio de gestão para o nosso futuro…