Fatos sobre a Independência da Agropecuária

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Podemos relembrar fatos marcantes da independência do Agro brasileiro…

Um marco relevante da independência da nossa agropecuária iniciou com o Dom Pedro II, sim, ele mesmo… Ele criou os institutos imperiais agronômicos que deram origem ao estudo e a pesquisa, e foram a base para o nosso desenvolvimento e independência posterior na produção agropecuária, como o IAC – Instituto Agronômico de Campinas representa.

Outro herói da independência foi o ex ministro Cirne Lima, gaúcho, que constituiu formalmente a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e com ela a nossa revolução do cerrado, e todos os demais conhecimentos em todas as em áreas dedicadas, as mais variadas culturas… chegando até na especialização da grama.

Os heróis da independência da agropecuária também conta com Ney Bittencourt de Araujo, já falecido, buscou conhecimentos na Universidade de Harvard e criou a grande mudança do conceito de agronegócio no Brasil. Com o também o professor Décio Zylbersztajn, fundador do programa Pensa na FEA – Faculdade de Economia e Administração na USP. Com o professor Francisco Gracioso, ao trazer o tema do agronegócio para o Marketing na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, e centenas de milhares de outros pesquisadores, nas nossas universidades  como a ESALQ – Escola Superior Luiz de Queiroz, em Piracicaba,  uma das 5 melhores instituições educadoras em Ciências Agrárias do mundo todo.

Feliz Dia da Independência ao Brasil e ao Agronegócio, que de importador de quase tudo se tornou o 4º maior exportador de alimentos do mundo, e o responsável pelo abastecimento de mais de 200 milhões de brasileiros.

José Luiz Tejon

Sócio Diretor da Biomarketing

VOLTAR