Plantio da soja está paralisado

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Áreas de instabilidade são observadas tanto sobre a faixa central do Brasil quanto no extremo Sul. Há previsão de chuva no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Pará, Tocantins e em alguns pontos do cerrado mineiro. Contudo, essas chuvas continuarão sendo na forma de pancadas e pancadas irregulares, em muitos locais podendo ser de forte intensidade. Nas demais regiões do Brasil, a segunda-feira (31), será de tempo aberto e sem previsão de chuva. 

 

 

As condições ao plantio e desenvolvimento das lavouras ainda continuarão muito irregulares, uma vez que o regime de chuvas ainda se manterá irregular. Mas apesar do plantio da soja estar paralisado em muitas propriedades, a partir desta semana volta a se intensificar em todas as regiões produtoras. Produtores de arroz também retomaram as atividades de plantio e tratos culturas neste último final de semana. A colheita do trigo segue nos campos, mas os produtores contabilizam perdas provocadas pelo excesso de dias chuvosos. 

 

Uma nova frente fria avança nesta terça-feira (01) pelo Rio Grande do Sul e o tempo volta a ficar instável com previsão de chuva generalizada sobre todo o Estado. Este sistema avança ao longo da semana pelo interior do Brasil e provoca chuva também em Santa Catarina, Paraná e sobre todos os estados do Sudeste e Centro-Oeste o que possibilita a elevação e manutenção da umidade do solo. Vale lembrar, que em algumas localidades poderá ocorrer suspensão dos trabalhos por causa da chuva e de tempestades mais rápidas.

 

No Maranhão, Tocantins, Piauí, e Bahia apesar de um início de semana seco e quente, há previsão de que mais no final da primeira semana Novembro as chuvas voltem a ocorrer na região.

 

Com relação as geadas deste último final de semana, houve o registro em algumas propriedades gaúchas, catarinenses e também do Paraná, mas em pequena escala e sem danos significativos a produção estadual.