AGROCLIMA

Algodão espera por chuva regular no MA, PI e BA

01/11/2016 às 12:59
por Redação

O mês de Novembro chegou e traz esperança para todos os produtores do Brasil, principalmente da região centro-norte que aguardam por chuvas mais regulares, com bons volumes e abrangência, comenta o agrometeorologista da Climatempo, Marco Antônio Santos.

 

Nesta terça-feira ()1), um sistema de baixa pressão ajuda a formar áreas de instabilidade e provoca muita chuva em áreas do Rio Grande do Sul. Pela manhã já eram observados pontos de chuva forte no oeste do estado gaúcho. Amanhã (02), toda essa instabilidade dá origem a uma nova frente fria e a chuva se espalha por outras áreas gaúchas e provoca muita chuva também em Santa Catarina e Paraná. Há possibilidade tempestades e queda de granizo. A partir de quinta o tempo volta a abrir no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e as condições melhoram para o plantio do arroz e da soja. Sendo que as chuvas só deverão retornar no começo da semana que vem. 

 

A tendência é que a chuva fique mais regular em áreas do centro-sul do país e com isso o plantio da soja pode avançar rápido e seja finalizado. Culturas como café, cana de açúcar, citros e pastagens também serão beneficiadas pelo retorno das chuvas regulares e bem distribuídas, neste mês. 

 

 

No Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará, a semana será marcada por chuva irregular. Somente no começo da segunda semana do mês é que pode chover de forma mais regular e com boa abrangência o que beneficia o plantio e desenvolvimento das lavouras de soja, milho e algodão, destes estados. 

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Minguante
    16/07
  • Nova
    23/07
  • Crescente
    30/06
  • Cheia
    09/07

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03