Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor intenso reduz safra de laranja

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

As altas temperaturas que atingiram praticamente todas as regiões do país no final de 2015 ainda refletem na agricultura. No caso da laranja, a safra 2016/2017 foi prejudicada em razão da baixa produtividade causada pelo calor intenso. "Temperaturas acima de 35°C por cerca de 10 dias consecutivos provocam um desequilíbrio hormonal que desencadeia a queda dos frutos (chumbinhos). Estimamos uma quebra nacional 19% em comparação com a anterior”, afirma Vinicius Trombin, coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).

 

Área produtora da fruta mais importante no país, São Paulo foi o local com maiores quebras. De acordo com o Fundecitrus, o norte do estado fechou com 38% a menos em relação a 2015. No noroeste e sul a perda foi de aproximadamente 23%. No sudoeste houve queda de 10% e o centro do estado contou com um prejuízo de 5%.

 

Como será a chuva para a próxima safra na Região Sudeste

 

Segundo Vinicius, uma árvore que está em boa condição nutricional e com irrigação tende a sofrer menos os efeitos climáticos. Mas as temperaturas do ano passado foram tão elevadas que mesmo as plantas nessa situação tiveram quebra significativa. “O Clima ideal para plantar laranja no Brasil é de inverno seco, primavera iniciando com uma boa chuva e temperaturas amenas durante toda a estação, com chuvas bem distribuídas no verão”, finaliza o coordenador de pesquisa da Fundecitrus.

 

Segundo Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, esta condição ideal para plantar laranja foi observada no inverno e na primavera. Para o verão 2016/2017 a tendência é de boas chuvas o que deve favorecer o desenvolvimento das plantas. No entanto, os reflexos deste clima favorável só serão sentidos na safra 2017/18.

 

Confira o volume de chuva para os próximos dias no Brasil

 

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias