AGROCLIMA

Panorama 2017 – Brasil na liderança

02/01/2017 às 11:11
por Agrossociedade

Oferecimento

Feliz ano novo, adeus ano velho... Que tudo se realize e que sejamos como disse Ariano Suassuna, realistas esperançosos. Viva a esperança realista e a capacidade de superação do brasileiro... Superação quer dizer criar valor a partir da sua própria vida, sob quaisquer circunstâncias. Mas o que quer dizer valor? O bem, o belo e o benefício; 3 Bs.

Uma Agrossociedade exemplifica a criação de valor onde antes não havia nada, uma agrosuperação. A esperança realista brasileira tem fortes bases reais, o estudo da FIESP outlook aponta que em 2026 continuaremos a expansão da produção e das vendas de soja, milho, carnes - bovina, suína e frangos, e o açúcar. As exportações de soja deverão crescer a uma base de 4,6% ao ano, bem acima dos 2,7% dos demais setores... O brasil irá representar 49%, praticamente a metade do comércio mundial da soja em 2026. ... O açúcar crescerá 2,2% ao ano, e isso significa a metade do mercado mundial em 10 anos. O milho crescerá 8,8% ao ano e representará em 2026 1/4 do planeta...e no milho tudo isso sem prejuízo do crescimento interno esperado em 21%.

Em 2016, com Dilvo Grolli, Presidente da Coopavel, fizemos um prognóstico de atingir 400 milhões de toneladas de grãos em 15 anos no Brasil, possível e factível quando olhamos a longo prazo, não há dúvida alguma do nosso potencial e das nossas realidades. Na celulose, borracha, cacau, palma... na aquacultura, frutas, hortaliças. No café, citros, etanol. E que venha o novo carro elétrico abastecido com etanol, a lei, a legalidade na Amazônia... E a curto prazo, agora para esse novo ano que se inicia...

Eu creio na capacidade da sociedade civil brasileira de se organizar e assumir um novo papel, não mais de pedinte do governo central, mas de protagonismo nacional. Eu creio na competência do agronegócio brasileiro em servir e assegurar a nossa economia num ano de gigantesca crise, não apenas da economia e da ética brasileira, mas uma crise globalizada... Eu creio no empreendedorismo, no cooperativismo do Brasil. Na inteligência de pesquisadores, cientistas, de educadores e, acima de tudo, na raça e na fibra de produtoras e de produtores brasileiros, trabalhando no campo e na cidade. Se chegamos até aqui com o agro, isso significa realidades históricas e não ilusões vendidas. Podemos dobrar tudo isso. Creio nas revoluções silenciosas da integração lavoura pecuária e floresta, em um papel cada vez mais proeminente da mulher na liderança, para dar mais equilíbrio nas decisões sustentáveis.

Crédito: Editora Stilo

O Agronegócio vai crescer em 2017. O mundo vai sofrer, os governos irão viver embates e combates... Mas como afirmou Norman Borlaug, Nobel da Paz em 1970, Agrônomo e o "pai" da Revolução Verde, "não pode haver paz onde existe a fome". O Brasil não passa fome, ao contrário, o Brasil é um dos poucos países do mundo onde produzimos para abastecer todo brasileiro, e ainda geramos excedentes para vender alimentos ao mundo... O Brasil em 2017 significa paz, pois significa alimento, dependemos apenas de nós mesmos, para superar e transformar em realidade a boa e a lógica esperança, e que possamos integrar desde a Amazônia até a Patagônia num Mercosul que pode ser maior provedor global de proteínas, agroenergia, e comida para a segurança do planeta.

Feliz 2017! Superação e esperança realista... Esta, a nossa mensagem aos brasileiros do campo e da cidade. 2017 chegou e, Empreendedorismo, Cooperativismo e Liderança é o nome do show.

José Luiz Tejon

Sócio Diretor da Biomarketing

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Crescente
    19/07
  • Cheia
    27/07
  • Minguante
    06/07
  • Nova
    12/07

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03