Desperdício de alimentos

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Custo de vida e inflação tem ligação direta com o desperdício, mas parece que não, por que o que desperdício de alimentos fica invisível, ninguém vê…

Essa economia invisível do desperdício, quando olhamos para as estatísticas ficamos estarrecidos com a brutalidade desses dados

A batata é considerada a cultura alimentar mais importante do mundo, depois do arroz e do trigo… No Brasil produzimos cerca de 3 milhões e setecentos mil toneladas de batatas, agora, você sabe quanto se joga fora das batatas brasileiras? Mais de 380 mil toneladas de batatas anualmente vão para o lixo.

Só o que jogamos fora de batatas todos os anos por desperdício seria suficiente para alimentar a demanda de importação existente hoje, de todos os países do leste da África, Ásia central, America do Sul, ou ainda do leste Asiático.

Você tem a dimensão do custo dessa indústria do desperdício para a sociedade brasileira e planetária? Significa meio ambiente, água, ciência, trabalho, esforços que simplesmente terminam no lixo… E sem dúvida encarecem a vida, contribuem para a inflação e a diminuição da produtividade e da qualidade de vida de um povo…

O Brasil joga no lixo todo ano mais de 380 mil toneladas de batatas, e causas estão na produção de produtos fora de padrão, maus hábitos de consumo, estética, tempo do processo entre a produção e o consumo… 

Agronegócio consciente integra o produtor o consumidor, o desperdício causa prejuízo, inflação e fome para uma em cada 10 pessoas vivas no mundo.

José Luiz Tejon

Sócio Diretor da Biomarketing