Ar seco enfraquece no Espírito Santo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A massa de ar seco que predominou sobre o Espírito Santo e o leste de Minas Gerais na última semana enfraqueceu neste fim de semana.

 

Os ventos estão soprando do mar em direção ao continente, trazendo mais umidade para estas localidades e favorecendo a formação de nuvens de chuva. Durante esta tarde houve registro de chuva em localidades do leste mineiro (Ipanema, Alvarenga) e em diversas áreas do Espírito Santo, até com forte intensidade, como em Cachoeiro de Itapemirim e João Neiva.

 

Ao longo desta semana, o posicionamento de um sistema de alta pressão atmosférica no oceano e a sua intensificação, permitirá a incursão de umidade sobre o Estado capixaba. Embora a chuva retorne ao Espírito Santo, ainda deve acontecer de forma irregular e mal distribuída. A partir de sexta-feira, no entanto a chuva vai acontecer de forma generalizada e com acumulados mais elevados.

 

Na imagem a seguir podemos ver que, de maneira geral, os acumulados variam entre 30 e 50mm de chuva no Estado, mas os maiores volumes de chuva ainda vão se concentrar sobre São Paulo e centro-oeste de Minas Gerais. Já na segunda pêntada o padrão se inverte: a chuva aumenta no Espírito Santo e no centro-norte e leste mineiros e diminui em São Paulo.

 

Figura 1: Previsão de chuva acumulada entre os dias 30/01 e 03/02.