Cana de açúcar registra perda em AL e SE

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nos próximos dias, o avanço de uma frente fria pela Região Sul deixará o tempo bastante instável em grande parte do centro-sul do Brasil. Há previsão para pancadas de chuva ao longo do dia desde Rondônia até o Rio Grande do Sul. Sendo que os maiores volumes deverão ser observados sobre o Rio Grande do Sul, por conta da presença deste sistema e também sobre parte de Minas Gerais e de Goiás. As chuvas persistem também sobre boa parte do Pará, uma vez que a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) mantém o tempo bastante instável sobre o norte do país.

 

Com a previsão para pancadas de chuva, os produtores conseguirão ir a campo e realizar todos os seus trabalhos, desde a colheita, plantio e tratos culturais. Contudo, em grande parte da região centro-sul as horas de trabalho serão pequenas, como já vem ocorrendo, sendo que muitas propriedades estão com índices elevados de perdas de produtividade tanto na soja quanto no milho. No caso do algodão o tempo bem mais úmido tem ocasionado um aumento do número de focos de doenças.

 

Análise do impacto das condições da cultura 

 

Tempo um pouco mais aberto somente sobre a região nordeste de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Alagoas. Vale ressaltar que o tempo seco tem provocado perdas consideráveis na produção de cana de açúcar na região litorânea de Sergipe e Alagoas e na produção de grãos, no interior dos dois estados.

 

Como melhorar a produção no campo?

 

Na próxima semana o padrão meteorológico não muda muito, as chuvas deverão continuar ocorrendo ao longo de toda a semana sobre grande parte das regiões produtoras do centro-sul do país e também no Pará. Abaixo, o mapa de chuva acumulado mostra uma estimativa de chuva até o dia 08 de março no Brasil. 

 

 

No Centro-Oeste e Sudeste as chuvas virão apenas na forma de pancadas, já que frentes frias estarão avançando pelo Brasil durante a semana. Os produtores ainda vão encontrar dificuldades para finalizar a colheita da soja e posterior plantio do milho safrinha. Produtores de feijão também deverão tomar cuidado com a colheita já que a chuva poderá dificultar o processo de secagem.

 

Acompanhe a previsão do tempo para sua Região