Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana começa quente e úmida no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Análise das condições do tempo na última semana:

 

As chuvas ocorridas nestas últimas semanas em praticamente todo o Brasil possibilitou a manutenção da umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras. Por outro lado, essas mesmas chuvas no Mato Grosso, Goiás e no Rio Grande do Sul, atrapalharam o pleno andamento da colheita da soja, milho e arroz, causando prejuízos aos produtores. Além disso, as fortes e constantes chuvas ocorridas no Pará, deixaram trechos da BR 163 intransitável, gerando perdas milionárias as trainings e caminhoneiros.  Apenas na Bahia, norte do Minas Gerais e em algumas áreas do sertão nordestino é que o período foi marcado por chuvas abaixo da média. Com exceção das áreas do Nordeste, as demais ainda não registraram perdas de produção nas lavouras cultivadas.   

 

                            Mapa de chuva acumulada dos últimos 7 dias

 

Previsão para os próximos dias no Brasil:

A previsão para os próximos 10 dias são de chuva ainda em grande parte do Brasil, em especial na faixa leste de São Paulo e sul do Rio De Janeiro, onde os volumes acumulados neste início de semana poderão superar os 70 milímetros o que pode causar alguns transtornos aos produtores de fruta e hortaliças da região.

 

No Centro-oeste, as chuvas continuarão em forma de pancadas irregulares, podendo ser que uma ou outra propriedade não venha a registrar chuva neste período. Porém, como os níveis de umidade do solo estão elevados, não haverá problemas com as lavouras. Além disso, esse período de tempo mais estável permitirá que a colheita da soja e a finalização do plantio do milho venham acontecer sem grandes transtornos.

 

A partir desta quarta-feira (08), uma nova frente fria irá provocar chuva em grande parte do Rio Grande do Sul, comprometendo os trabalhos de colheita da soja, milho e arroz. Este período mais úmido poderá persistir até o final da semana. Tempo aberto somente no oeste da Bahia, norte de Minas Gerais, Espírito Santo e partes do Tocantins permitindo que os produtores consigam realizar os trabalhos de colheita. 

 

 

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias