Colheita da soja avança no Centro-Oeste

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul manterá o tempo instável e com chuvas torrenciais neste fim de semana.  Há previsão de que ao longo destes três dias venham ocorrer volumes acumulados de chuvas superiores a 200 milímetros em muitas localidades. A chuva além de paralisar todas as atividades de campo, como colheita e tratos culturais também podem ocasionar prejuízos, já que deverão ser seguidas de fortes rajadas de vento.

 

 

Vale lembrar que a chuva não ficará restrita somente ao estado gaúcho. Há previsão de chuva também de forte intensidade em Santa Catarina e região de divisa do Paraná. Contudo, já no começo da semana o tempo voltará a abrir em toda a região e as condições voltam a ficar favoráveis as realizações dos trabalhos no campo. Porém, em meados da semana que vem, há previsão novamente de chuva forte para o Sul do Brasil, devido ao avanço de uma nova frente fria.

 

Com exceção do Pará, que continuará tendo chuvas regulares ao longo destes próximos cinco dias o que prejudica as atividades de campo e o translado de cargas, todo o restante do Brasil manterá uma condição apenas para pancadas de chuva, principalmente no período da tarde, devido à associação entre o forte calor e a umidade do ar mais elevada. Sendo que a região Centro-Oeste tem as maiores probabilidades de ocorrência destas pancadas, uma vez que em boa parte do Sudeste e do Nordeste o tempo seguirá mais firme e sem previsões para chuvas generalizadas.

 

Soja no Centro-Oeste. Como evitar o risco climático

 

Tal padrão meteorológico manterá as condições favoráveis ao avanço da colheita da soja, bem como a finalização do plantio do milho safrinha, entre outras culturas de 2ª safra. No final da semana que há previsão de retorno da chuva em todas as regiões produtoras do Brasil, possibilitando uma elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras.

 

Boletim semanal com a quantidade de água no solo