Clima favorece 1° safra do milho em MG

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No começo de outubro do ano passado, os produtores de milho de Minas Gerais iniciaram o plantio que durou até meados de dezembro. Durante o período, o clima favorável atuou diretamente nas lavouras da região. “O principal fator da alta produtividade foi o clima, ligado ao manejo que os agricultores utilizaram”, conta Rafael Oliveira Souza, engenheiro agrônomo de Patrocínio (MG).

 

Como o clima pode ajudar a melhorar a produção no campo? 

 

Segundo o especialista, ainda não dá para se falar em números, mas devido o alto volume de produção, “as chances dos trabalhadores rurais saírem lucrando são grandes”. O valor do saco de milho gira em torno de R$ 33 e, de acordo com Souza, o preço não caiu por conta do alto volume da produção. Na primeira safra, o trabalho resultou numa média de 180 sacos por hectare.

 

As cidades que fazem parte do Triângulo Mineiro foram as mais positivamente influenciadas pelo clima. Entre elas, estão Patrocínio, Patos de MinasCoromandelIbiá Uberlândia. O engenheiro agrônomo diz ainda que no ano passado a região passou por um momento adverso, quando foi prejudicada por conta de veranicos.

 

De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento da Climatempo, a última semana do verão será marcada por sol, calor e pancadas de chuva típicas da estação nas áreas produtoras de milho do Triângulo Mineiro. Vale lembrar que a chuva favorece o milho que foi semeado e o intervalo entre a pancada de chuva colabora para os trabalhos dentro do campo.  O mapa de chuva acumulado mostra a tendência de chuva até o dia 20/03.

 

 

Previsão do tempo estendida para 15 dias e a previsão de clima para até 12 meses na sua lavoura

Veja também: Solução de previsão climática focada no mercado de agricultura e pecuária