Condições são favoráveis as lavouras de 2° safra

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O outono começou oficialmente nesta segunda-feira, dia 20/03, as 7h29 (horário de Brasília), e a estação será marcada pela chuva regular em grande parte do Brasil, possibilitando que venham ocorrer condições bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra. Além disso, há previsão também de que ondas de frio um pouco mais intensas venham ocorrer ao longo dessa estação.

 

Análise Outono Brasil

 

E a primeira semana do Outono será com chuva em grande parte da região central e norte do Brasil. Após uma primeira quinzena de março com chuva sobre a metade sul do País, a precipitação continuará a ser registrada sobre as áreas produtoras do Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A chuva mantem o solo com níveis razoáveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de milho, algodão e feijão, bem como as lavouras de café, cana de açúcar e citros. Porém, essa mesma chuva que está sendo prevista ao longo da semana pode atrapalhar o andamento da colheita da soja, que entra na reta final, e da cana de açúcar, sem perda de produtividade e nem tão pouco de qualidade.

 

No Sul, a presença de uma massa de ar polar deixará o tempo aberto e com um pouco de frio. A semana começa sem previsão de chuva, mas entre a quarta (22) e a quinta-feira (23), áreas de instabilidade provocam algumas pancadas de chuva muito irregular, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul. Vale lembrar, que chuvas boas e generalizadas somente na virada do mês. Até lá, só deverão ocorrer pancadas de chuva rápidas e muito localizadas. Com isso, os produtores encontrarão condições ideais para a realização da colheita do arroz, milho e soja. Mas por outro lado, esse tempo um pouco mais seco, principalmente no sul do Mato Grosso do Sul, poderá trazer certa apreensão aos produtores de milho safrinha.

 

Como melhorar a produção no campo 

 

E com a presença dessa massa de ar polar, as temperaturas se manterão mais baixas, mas sem riscos para ocorrências de geadas. Sendo que a faixa leste das regiões Sul e Sudeste é que apresentarão as menores temperaturas, podendo nessas próximas madrugadas ser registradas, em alguns municípios, temperaturas abaixo dos 10°C, principalmente em Santa Catarina e Paraná.

 

Previsão de temperatura para até seis meses e comparação com a média/ano anterior