Colheita do milho segue no MA, PI, TO

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A ausência de chuvas regulares em grande parte da região centro-norte do Brasil já começa a trazer muita preocupação aos produtores de milho safrinha e de algodão do Centro-Oeste, Sudeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Apesar de que no Matopiba, muitos produtores que ainda estão em processo de colheita estão agradecendo o tempo mais firme, pois assim conseguem avançar mais rapidamente com a colheita da soja e do milho, algo que até a semana passada estava complicado, por conta das chuvas.

 

Devido à presença de uma massa de ar polar sobre o Sul do Brasil desde quarta-feira não há formações de nuvens de chuvas sobre os estados da região. Já no Sudeste, há previsão apenas para eventuais pancadas de chuvas bastante irregulares, assim como deverá ocorrer no Mato Grosso e em Goiás. Já no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia a quinta-feira (13), também será de tempo aberto e chuvas apenas sobre a faixa norte das regiões Nordeste e Norte.

 

 

Este padrão meteorológico deverá se manter inalterado até a semana que vem, sendo que no Sul, a passagem de uma frente fria pela região entre sábado (15) e domingo (16) deixará o tempo instável e com possibilidade para chuva ao longo destes dias em boa parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A chuva de curta duração não deverá trazer nenhum prejuízo aos produtores, apenas ocasionar, como vem ocorrendo, paralisações momentâneas nos trabalhos de colheita.

 

Como melhorar a produção no campo?

 

E, segundo os modelos de previsão, há uma grande chance de que venha ocorrer chuvas um pouco mais generalizadas sobre as regiões produtoras do Sudeste e do Centro-Oeste ao longo da semana que vem. Porém, a chuva não deverá beneficiar a todos os produtores e que pode ocasionar algumas perdas pontuais de produtividade em lavouras de milho, algodão e feijão.

 

 

Daqui para frente este será o padrão meteorológico no Brasil, ou seja, frentes frias passando sobre o Sul, provocando chuva, mesmo que em alguns momentos de curta duração e tempo mais firme em grande parte das regiões produtoras do Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Apenas o Pará é que terá um clima um pouco mais chuvoso nestas próximas semanas.