Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Colheita da cana de açúcar segue em SP

17/04/2017 às 11:13
por Marco Antônio Santos / Agrometeorologista

Oferecimento

Apesar do avanço de uma frente fria pela região central do Brasil, a previsão para segunda-feira (17), é de chuva apenas na forma de pancadas bastante irregulares sobre as regiões produtoras de milho safrinha do Mato Grosso, Goiás, São Paulo e de Minas Gerais. Em todo o restante do Brasil o tempo segue aberto e sem previsão de chuva.

 

As condições meteorológicas começam a preocupar os produtores de milho safrinha, uma vez que já existem áreas que estão a mais de 15 dias sem receber uma só gota de chuva. E como ainda existe um percentual considerável de lavouras em fase de pendoamento/florescimento e início de granação, a ausência de chuva poderá causar redução no potencial produtivo das lavouras.

 

 

No Sul, o tempo firme possibilita a continuidade da colheita do arroz, soja e milho que já entram na reta final em muitas regiões. O mesmo estará ocorrendo na região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Apenas o Pará é que terá chuva um pouco mais regular ao longo do dia.

 

Ao longo da semana serão observados mais pancadas de chuva de forma irregular sobre o Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Pará e Maranhão. Também não se pode descartar a possibilidade de eventuais pancadas de chuvas sobre o Estado de São Paulo. Mas, como em São Paulo serão pancadas muito isoladas, não afetará o pleno andamento da colheita da cana de açúcar.

 

A partir do dia 19, o tempo começará a mudar em todo o Brasil. O avanço de uma frente fria pela região oeste do Rio Grande do Sul irá organizar as áreas de instabilidade e são esperadas chuvas um pouco mais generalizadas que poderão ocorrer sobre Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

 

Até, sábado (22), há previsão de chuva em praticamente todas as principais regiões produtoras de milho safrinha do Brasil, uma vez que com o avanço deste sistema pelo país são previstas chuvas também sobre São Paulo, Goiás e Minas Gerais. A chuva será o grande diferencial para a produção de milho, já o nível de umidade do solo irá ficar mais elevado conferindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras.

 

Para os produtores que estão em plena colheita não haverá danos/prejuízos às lavouras. Somente o oeste da Bahia e o Piauí é que terão uma condição apenas para eventuais pancadas de chuvas muito irregulares ao longo desta semana.

 

Previsão de nebulosidade (cobertura de nuvens) para 10 dias

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/04
  • Nova
    26/04
  • Crescente
    03/04
  • Cheia
    11/04

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12