Colheita da cana de açúcar segue em SP

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Apesar do avanço de uma frente fria pela região central do Brasil, a previsão para segunda-feira (17), é de chuva apenas na forma de pancadas bastante irregulares sobre as regiões produtoras de milho safrinha do Mato Grosso, Goiás, São Paulo e de Minas Gerais. Em todo o restante do Brasil o tempo segue aberto e sem previsão de chuva.

 

As condições meteorológicas começam a preocupar os produtores de milho safrinha, uma vez que já existem áreas que estão a mais de 15 dias sem receber uma só gota de chuva. E como ainda existe um percentual considerável de lavouras em fase de pendoamento/florescimento e início de granação, a ausência de chuva poderá causar redução no potencial produtivo das lavouras.

 

 

No Sul, o tempo firme possibilita a continuidade da colheita do arroz, soja e milho que já entram na reta final em muitas regiões. O mesmo estará ocorrendo na região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Apenas o Pará é que terá chuva um pouco mais regular ao longo do dia.

 

Ao longo da semana serão observados mais pancadas de chuva de forma irregular sobre o Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Pará e Maranhão. Também não se pode descartar a possibilidade de eventuais pancadas de chuvas sobre o Estado de São Paulo. Mas, como em São Paulo serão pancadas muito isoladas, não afetará o pleno andamento da colheita da cana de açúcar.

 

A partir do dia 19, o tempo começará a mudar em todo o Brasil. O avanço de uma frente fria pela região oeste do Rio Grande do Sul irá organizar as áreas de instabilidade e são esperadas chuvas um pouco mais generalizadas que poderão ocorrer sobre Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

 

Até, sábado (22), há previsão de chuva em praticamente todas as principais regiões produtoras de milho safrinha do Brasil, uma vez que com o avanço deste sistema pelo país são previstas chuvas também sobre São Paulo, Goiás e Minas Gerais. A chuva será o grande diferencial para a produção de milho, já o nível de umidade do solo irá ficar mais elevado conferindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras.

 

Para os produtores que estão em plena colheita não haverá danos/prejuízos às lavouras. Somente o oeste da Bahia e o Piauí é que terão uma condição apenas para eventuais pancadas de chuvas muito irregulares ao longo desta semana.

 

Previsão de nebulosidade (cobertura de nuvens) para 10 dias