Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva pode inviabilizar plantio do trigo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Análise das condições do tempo da última semana:

Os últimos 10 dias foram novamente marcados pelas chuvas intensas no Sul, em especial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e por algumas pancadas de chuvas sobre o Sudeste e Centro-Oeste. A chuva no Sul, atrapalhou o andamento do plantio do trigo e preparo do solo para as culturas de verão.

 

Já no Sudeste, a chuva inviabilizou o andamento da colheita do café e da cana de açúcar, sem prejuízos às culturas. Porém, tanto no Sudeste quanto no Centro-Oeste a chuva possibilita a manutenção da umidade do solo, garantindo excelentes condições ao desenvolvimento das lavouras de milho safrinha.

 

Por causa do excesso de umidade, algumas lavouras de milho safrinha, que já estão em processo de colheita, estão apresentando um alto índice de grãos avariados.

 

Facilidade na hora de tomar a decisão dentro do campo: Relatório de volume de chuva, quantidade de nuvens e possibilidade de granizo.

 

 

 

Previsão para os próximos dias Brasil:

Pelas imagens de satélite é possível observar áreas de instabilidade sobre Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul, sul do Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul.

 

 

Nesta segunda-feira (29), são esperadas pancadas de chuva ao longo do dia não só sobre essas regiões mais em boa parte da região Sul. Os trabalhos de campo poderão ser inviabilizados, como o plantio do trigo e colheita do milho 2ª safra, que já começou em algumas propriedades do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Mas não há riscos para perdas.

 

Segunda-feira de tempo instável também sobre a faixa leste de Pernambuco e Paraíba, bem como sobre toda a faixa norte das regiões Nordeste e Norte. Em todo o restante do Brasil o que predomina é o tempo aberto sem chuva, ideal para os trabalhos de colheita do milho 2ª safra, feijão, café e da cana de açúcar.

 

Uma nova frente fria estará avançando sobre o Sul do Brasil a partir desta terça-feira (30) e novas áreas de instabilidade ganham força. A semana deverá ser marcada, novamente, pelas chuvas mais regulares sobre a região. Este sistema deverá ficar concentrado sobre o Sul, não sendo previstas chuvas generalizadas e nem tão pouco de forte intensidade sobre as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. 

 

 

 

Porém, com o avanço deste sistema sobre a região Sul, áreas de instabilidade poderão ganhar força sobre a faixa oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul onde poderão ser observadas pancadas de chuva bem irregulares entre a terça (30) e quinta-feira (01). O mesmo poderá ser observado sobre o estado de São Paulo. Vale ressaltar, que a chuva será de curta duração e pontual e não deverá trazer prejuízos à produção de milho, cana de açúcar e café. Na colheita, os produtores podem registrar paralisações momentâneas.

 

Qual a influência do Clima na sua safra?  

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias