Algodão no oeste de MT pode ter problemas

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A presença de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta manhã de terça-feira deixa o tempo bastante instável e com possibilidade para ocorrência de chuva a qualquer hora do dia. A chuva irá manter as condições inviáveis aos trabalhos de campo o que afeta o plantio do trigo, preparo do solo e demais tratos culturais, principalmente no Rio Grande do Sul, onde os volumes previstos serão maiores.

 

Conheça a análise de volume de chuva para sua área produtora

 

Há previsão de chuva sobre a faixa norte das regiões Norte e Nordeste e a região noroeste do Mato Grosso. Além disso, estão sendo previstas chuvas torrenciais sobre a faixa leste do Nordeste, com possibilidade para novos alagamentos. Em todo o restante do Brasil, a terça-feira será de tempo aberto e sem previsão para chuva. Condições ideais para o pleno andamento da colheita do milho safrinha, do café e da cana de açúcar.

 

Onda de frio nos cafezais? Veja análise

 

Na quinta-feira (01), uma nova frente fria avança sobre a Região Sul e provoca mais chuva até de forte intensidade com potencial para alagamentos. As condições se mantem desfavoráveis às atividades de campo.

 

Com o avanço deste sistema, há previsão de chuva durante a quinta (01) e sexta-feira (02) em vários pontos do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e de Goiás. A chuva será irregular de baixa intensidade e não afeta as lavouras de café, cana de açúcar e milho. Porém, em algumas localidades produtoras de algodão, como a região oeste do Mato Grosso, a chuva pode trazer problemas aos produtores.

 

Com relação ao frio, após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar avança sobre a região centro-sul do país durante o final de semana e provoca o declínio mais acentuado da temperatura. Em muitas cidades gaúchas, catarinenses, do Paraná e de São Paulo, os termômetros poderão registrar valores próximos dos 5°C nas madrugadas de sábado (03) e domingo (04). Contudo, ainda não há riscos para formações de geadas.

 

Veja tambémExcesso de chuva atrasa o plantio da soja nos EUA

Porque as previsões de clima são sempre trimestrais? Saiba como você agricultor pode transformar a previsão de clima em informação útil.