Clima favorece produção de algodão na Bahia

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A safra 2016/2017 de algodão definitivamente não será negativa para os produtores brasileiros.  De acordo com dados do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), com base em levantamentos da Conab, a produção deve crescer 12% neste ano. Um dos estados de maior destaque na região é a Bahia, com previsão de 295,6 mil toneladas.

 

Segundo Lidervan Morais, diretor executivo da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), o principal motivo da boa expectativa é o clima. “As condições climáticas acabaram favorecendo muito a nossa produção. Choveu nas horas e momentos certos, com volumes bem distribuídos”, explica.

 

O especialista conta que é visível a melhora na produtividade. “Em comparação com a anterior, está bem muito acima. Na última safra os agricultores foram prejudicados pela falta de chuva”, conta.

 

Dados de previsão do tempo, relatório e condição de chuva para a tomada de decisão no campo

 

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, nos próximos 15 dias, o predomínio é de tempo seco e pouca chuva. As condições do tempo são favoráveis para os trabalhos dentro do campo.

 

O mapa abaixo mostra a estimativa de chuva para os próximos 5 dias no Nordeste. Na Bahia, pouca chuva é esperada e deve ficar concentrada no leste do estado e em áreas próximas ao litoral.  

 

 

Veja também: Previsão de clima para as culturas perenes