Café, cana, feijão podem registrar geada

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta sexta-feira (07), uma frente fria avança sobre o Brasil, levando um pouco de chuva para o leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Goiás e de Minas Gerais e também no centro-oeste e sul de Mato Grosso. No final de semana, o tempo deverá abrir novamente em toda a região Sul e Sudeste e Centro-Oeste, permanecendo mais estável e sem previsões de chuvas.

 

Mas, o destaque deste segundo fim de semana de Junho, será a temperatura baixa. As temperaturas deverão sofrer uma queda acentuada em toda a região centro-sul do Brasil com a entrada do ar polar. Ainda nesta sexta-feira, há expectativa de neve nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense.

 

Alerta de risco de condição severa

Conheça a análise de volume de chuva para sua área produtora

 

Neste sábado (03) e domingo (04), há risco de ocorrência de geada de moderada a forte intensidade em áreas mais elevadas entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os produtores destas localidades de certa forma podem ser beneficiados já que algumas culturas como trigo e frutas necessitam de frio para se desenvolver.  

 

Para as áreas de cana de açúcar do interior paulista e do sul de Mato Grosso do Sul, há previsão de geada de fraca intensidade, avisa o meteorologista Alexandre Nascimento.

 

Para as áreas cafeeiras do Paraná, São Paulo, sul de Minas, região da Mogiana Paulista há previsão de geada fraca de baixada. Para o feijão do Paraná, há risco de geada fraca a moderada.

 

Os prejuízos não devem ser grandes, mas os produtores devem estar preparados e realizar os cuidados com as plantações para que o andamento dos trabalhos no campo e a qualidade da cultura não sejam comprometidos.

 

Veja tambémPasto tem boa umidade disponível no solo