Previsão de chuva no sertão nordestino

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Não é mais hora de chover no interior da Região Nordeste. Neste mapa de chuvas médias para mês de julho vemos que o normal é de chuva de menos de 25mm em praticamente todo o sertão.

Por isso, ninguém plantou nada nesta época, mas qualquer chuva representa a possibilidade de volta do pasto ao semiárido.

 

A passagem de frentes frias pelo Oceano Atlântico ajuda no transporte de umidade do mar e a formação de nuvens nos próximos dias. Chover no litoral é normal, mas a previsão de 100mm nos próximos 15 dias no interior do Piauí, do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Paraíba é surpreendente e talvez superestimada pelos modelos meteorológicos.

 

Como isso pode acontecer?

A frente fria que vai causar forte queda de temperatura no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil no começo de julho deve passar sobre as águas do Atlântico, que depois de muitos anos estão mais quentes que o normal.

 

Ao encontrar as regiões serranas a nebulosidade pode crescer, causando chuva que no começo pode ser forte e depois leve. Uma grande notícia para o sertanejo que poderá contar com uma ligeira recuperação do pasto e se chover tão forte mesmo, o enchimento de algumas cisternas.

 

Ana Lúcia Frony

Meteorologista

 

Veja também: Produtor gaúcho inicia preparo do solo para plantio de arroz 

Previsão de muita chuva no milharal dos EUA