Chuva ajuda no desenvolvimento de lavouras no Nordeste

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Uma frente fria em alto mar influencia o Rio Grande do Sul e deixará o tempo bastante instável e com chuva a qualquer hora do dia em grande parte do estado.

 

Os maiores volumes continuam sendo previstos para a metade sul, onde os acumulados de chuva entre esta quinta-feira (29) e a sexta-feira (30) poderão ultrapassar os 30 mm em alguns municípios.

 

Essa chuva irá paralisar todas as atividades de campo, como o preparo do solo e o plantio, mas sem causar danos ou prejuízos aos produtores. A chuva vai ajudar a elevar os níveis de umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras.

 

Quer receber boletins informativos do tempo e alertas periódicos para sua fazenda?

 

Frente fria provoca chuva nos próximos dias                

Outra frente fria vai avançar por Santa Catarina, e as faixas leste do Paraná e de São Paulo até o próximo sábado (1), onde também deverá provocar pancadas de chuva. Em grande parte do Brasil, o tempo segue firme e sem previsão para chuva, não só nesta quinta-feira, mas ao longo dos próximos dias.

 

A chuva continua sobre a faixa leste do Nordeste e norte da Região Norte. No Nordeste, essas chuvas estão possibilitando a manutenção da umidade do solo, garantindo condições razoáveis ao desenvolvimento das lavouras.

 

Nova massa polar 

Como sempre vem ocorrendo, logo após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar volta a avançar sobre o centro-sul do país provocando o declínio acentuado das temperaturas. Nas madrugadas de sábado até a terça-feira, os termômetros de muitos municípios das Regiões Sul e Sudeste irão marcar valores abaixo dos 10°C.

 

Não há risco para ocorrência de geadas generalizadas, apenas um frio um pouco mais intenso. A geada deve ficar restrita à Campanha gaúcha e às serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Há previsão de que esse frio venha atingir também o sul da Bahia, onde os termômetros poderão registrar valores abaixo dos 15°C.

 

Veja também: Condições estão favoráveis à colheita do algodão