A massa de ar seca e fria que está sobre o centro-sul do país está impedindo que as frentes frias consigam avançar e com isso, não só nesta quinta-feira, mas todo o restante da semana será de tempo aberto e sem chuva. O mapa abaixo mostra a previsão de chuva acumulada para os próximos cinco dias:
Para os produtores que estão em plena colheita, às condições meteorológicas são excelentes, já que a colheita do milho 2ª safra, café, algodão e cana de açúcar, avançam sem grandes transtornos no campo.
Como a consultoria climática pode melhorar A PRODUÇÃO NO CAMPO
Para o trigo a situação é complicada, pois os níveis de umidade do solo tem se reduzido drasticamente nos últimos dias, afetando o pleno desenvolvimento da cultura com perdas nos potenciais produtivos das lavouras.
O padrão meteorológico deve mudar no sul do Brasil somente entre o dia 01 e 02/08, quando uma frente fria conseguirá romper o bloqueio e provocar chuva mais generalizada sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em boa parte do Paraná. Até lá, a ausência de chuva poderá acarretar um aumento nos percentuais de perdas, principalmente na região oeste do Paraná, onde o trigo está em fase de florescimento e enchimento de grãos.
Quer receber boletins informativos do tempo e alertas periódicos para sua fazenda?
Para a faixa leste do Nordeste, há previsão de chuva até o final do mês o que irá manter as condições bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de cana de açúcar e grãos.
Temperatura
Com relação ao frio, as temperaturas mínimas ainda continuarão mais baixas em boa parte da região centro-sul, porém, não há nenhum risco para ocorrências de geadas ou qualquer outro tipo de dano às lavouras.
Saiba mais: O futuro da previsão do tempo no campo. Veja aqui!