Paraná pode registrar perda de produtividade

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A frente fria que está sobre a fronteira entre o Rio Grande do Sul e Uruguai já provoca chuva em alguns municípios gaúchos, principalmente da região da fronteira sul. Contudo, será a partir desta quarta-feira (02) que o sistema ganha força e avança sobre todo o estado. Há previsão de chuva generalizada. Também há previsão de que o sistema consiga avançar pelos estados de Santa Catarina e Paraná, mas os volumes de chuva esperados serão menores.

 

Com isso, os níveis de umidade do solo, principalmente no Rio Grande do Sul irão se elevar, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de inverno, em especial o trigo, que já vem sentindo os impactos do déficit hídrico. Desta maneira, já existe perdas irreversíveis nos potenciais produtivos das lavouras.

 

Já recebeu seu alerta e boletim informativo hoje? Veja como aqui 

 

O grande problema continua no Paraná. Mesmo com a previsão de chuva para os próximos 3 dias, os volumes serão baixos, insuficientes para quebrar o déficit hídrico e realizar a aplicação de adubos nitrogenados, tão essencial a cultura no momento. Com isso, novas perdas de produtividade poderão ocorrer nas próximas semanas.

 

Já no restante do Brasil, com exceção da faixa leste do Nordeste, o tempo segue firme e sem previsão para chuva o que possibilita o avanço da colheita. O tempo seco deverá se manter inalterado ao longo dos próximos 15 dias, pois não há nenhuma perspectiva de que novas frentes frias avancem sobre o Sul e a região central do país.

 

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas. Clique aqui para saber mais.