Região Centro-Oeste pode ter chuva atípica em Agosto

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O modelo meteorológico da Climatempo indica a entrada de uma frente fria no dia 07 de agosto no Rio Grande do Sul. A novidade é a formação de um sistema de meso-escala no dia 09 sobre a Região Sul. A previsão é de um vórtice muito intenso que além de causar chuva em todos os estados da Região “puxa” a umidade da Amazônia para o centro do continente.

 

Logo depois deve entrar mais uma frente fria que junto com as algumas nuvens tropicais pode causar chuva em Mato Grosso do Sul e talvez em Mato Grosso a partir do dia 10. A frente deve avançar lentamente e por volta do dia 12 chega ao oeste do estado de São Paulo. Pode chover um pouco em todo estado até o dia 15.

 

 

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

Frente Fria pode prejudicar a colheita do algodão

Segundo relatório da CONAB, o algodão está na fase de colheita em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. Esta chuva fora de hora, mesmo que seja pouca pode causar perda de qualidade das plumas e o aparecimento de pragas.

 

Fonte: shutterstock        

Por outro lado, beneficia o pasto

 

Fonte: shutterstock

 

A previsão é de até 20 milímetros de chuva. Não dá para muita coisa, mas a evaporação diminui permitindo a manutenção das áreas que ainda mantinham alguma umidade no solo. 

 

Só que existem outras ervas esperando pela água

As ervas daninhas também vão se aproveitar.  Onde a chuva for um pouco mais forte a umidade vai ajudar o capim a crescer. No final, se estas áreas tiverem fazendas que trabalham com as safras de verão, a implantação da próxima safra deve ser mais cara.

 

Veja também: Será que o clima vai ser bom para a safra de café?

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas. É grátis! Clique aqui e saiba mais.