Produtor de arroz inicia preparo do solo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A presença de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (08) deixará o tempo instável e com possibilidade para pancadas de chuva a qualquer hora do dia. A chuva vem em boa hora, tanto para a cultura do trigo, na qual estava sob um forte estresse hídrico, como também para os produtores de arroz, na qual favorecerá o preparo do solo. Os volumes acumulados não serão tão altos, mas serão suficientes para ocasionar uma melhora ao desenvolvimento do trigo.

 

Conheça: Análise de volume de chuva para a área produtora

 

Este sistema avança também sobre Santa Catarina. No Paraná, caso venha ocorrer alguma chuva, será apenas nas cidades que fazem divisa com o estado catarinense. Com isso, as lavouras de trigo ainda continuarão sentindo os efeitos negativos do baixo nível de umidade dos solos.

 

Nas demais regiões do Brasil, o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas, possibilitando o rápido avanço da colheita do milho, algodão, café e da cana de açúcar que segue com boa produtividade, apesar de que no café as médias de produtividade estão aquém do estimado no início da safra. O mesmo vem ocorrendo com o milho, apesar das excelentes médias, muitos produtores achavam que iriam colher ainda mais.

 

Receba o boletim semanal sobre a quantidade de água disponível no solo

 

Recorde de produtividade

Com relação ao algodão, os produtores estão contentes. Nesta safra, as médias de produtividade deverão bater recordes. No caso da cana de açúcar, o tempo mais seco e com temperaturas mais amenas tem possibilitado uma melhora nos índices de produtividade de ATR, mas mesmo assim, ainda está inferior ao observado no mesmo período do ano passado.

 

Tendência

Para os próximos dias a tendência é que o tempo volte abrir na Região Sul. A partir de quarta-feira (09), uma nova frente fria deverá avançar sobre a região, especialmente entre a sexta (11) e o sábado (12), provocando chuva mais generalizada e até mesmo com volumes mais intensos. Este sistema deverá ter intensidade suficiente para avançar sobre a região central do Brasil e com isso, provocar pancadas de chuvas irregulares sobre algumas localidades do Sudeste e Centro-Oeste no começo da semana que vem.  

 

Veja também: Duas frentes frias chegam ao Brasil até 15 de Agosto